Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

banner-coopanest-lateral.jpg
Banner-Portal-Animado-SPEC---910x200px (1).gif

Brasil

Google pede desculpas e diz que investiga falso alerta de terremoto

Capturar.JPG

O Google pediu desculpas ao usuários de Android que receberam falsos alertas de um terremoto na madrugada desta sexta-feira (14). Em nota, a empresa afirmou que desativou o sistema de alerta no Brasil e está investigando o ocorrido.

De acordo com o Google, o Sistema Android de Alertas de Terremoto é um sistema complementar que usa celulares Android para rapidamente estimar vibrações de terremotos e oferecer alertas para as pessoas. “Ele não foi desenhado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial”, diz a empresa.

A gigante da tecnologia afirmou que, por algum motivo, o sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região nesta sexta-feira.

Os moradores dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro receberamo alerta de um possível terremoto de magnitude de até 5,5. O aviso, que foi enviado por volta das 2h da manhã, veio por meio do sistema de alertas de terremoto do Android.

Além da notificação, a empresa também alertou sobre medidas de segurança que devem ser tomadas caso o fenômeno aconteça, como o uso de sapatos, verificação das saídas de gás e evitar construções danificadas.

A notificação mostrava possíveis tremores, com magnitudes diferentes, na região de Ubatuba (de magnitude 4,4) e na Baixada Santista (de magnitude 5,5).

A Defesa Civil de São Paulo informou que não emitiu nenhum alerta e que não há registro de nenhuma ocorrência relacionada com o possível terremoto no estado.

A Defesa Civil ressaltou ainda que o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), que é o órgão oficial de monitoramento de terremotos do estado, não registrou nenhum terremoto no estado de SP nesta madrugada.

Já a Defesa Civil do Rio de Janeiro também confirmou que não emitiu nenhum alerta de terremoto para o território fluminense. “Segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ), não há registro de abalo sísmico no estado do RJ”, informa a nota dos cariocas.

A Defesa Civil Nacional também se manifestou sobre o ocorrido: “A Defesa Civil Nacional mantém sua estratégia de comunicação utilizando os canais oficiais já conhecidos pela população, garantindo informações seguras e confiáveis.”

Na rede social X, o alerta se tornou o assunto mais comentado do momento.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado