A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, confirmou a realização do concurso para o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) ainda neste ano. Além disso, anunciou a implementação de um novo sistema digital de licenciamento ambiental no órgão.
Durante a leitura da Mensagem Anual na Assembleia Legislativa, Fátima Bezerra informou que enviará um projeto de modernização da legislação ambiental para atualizar a Lei Estadual nº 272/2004. A proposta busca tornar o licenciamento mais ágil e eficiente, atendendo a uma demanda antiga dos setores produtivos do estado.
"Em 2025, o Idema implantará um novo sistema digital de licenciamento e ampliará o atendimento virtual, reforçando a governança ambiental do estado. Além disso, vamos realizar o primeiro concurso da história do órgão, com a contratação de 180 analistas e fiscais ambientais, que devem ser nomeados e empossados até janeiro de 2026", afirmou a governadora.
Fátima Bezerra também destacou a importância da atualização da legislação para fortalecer a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico. "A atuação do Idema no licenciamento tem sido essencial para impulsionar o setor de energias renováveis e viabilizar novos empreendimentos na cadeia de gás natural e petróleo no estado", disse.
Na área de mineração, a governadora mencionou o projeto Aura Borborema, voltado para a extração de ouro em Currais Novos. Segundo ela, o processo de licenciamento será concluído até 21 de fevereiro. "É um projeto que hoje gera 2.200 empregos na região, com um investimento de R$ 940 milhões. Mais um exemplo do bom momento de atração de investimentos que o RN está vivendo", afirmou.