Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

MOSSORO.gif

Brasil

INSS: advogados e delegado são investigados por golpe de R$ 16 milhões

pf divulgação

Em menos de 48 horas, a Polícia Federal expôs dois esquemas distintos que revelam a fragilidade do sistema de benefícios sociais no Brasil. Nesta quinta-feira (24), a corporação deflagrou a Operação Cessatio, com foco na fraude do Benefício de Prestação Continuada (BPC-Loas) em favor de venezuelanos que não residem no Brasil. A estimativa é que o prejuízo aos cofres públicos tenha alcançado R$ 16 milhões. A matéria é de Mirelle Pinheiro, do Metrópoles.

De acordo com as investigações, advogados e agenciadores operavam esquema de falsificação de documentos e manipulação de cadastros oficiais para garantir o recebimento do benefício assistencial, voltado a pessoas idosas em situação de vulnerabilidade.

O golpe consistia em atrair idosos na Venezuela, trazê-los a Roraima para formalizar o pedido com dados fraudados e, em muitos casos, fazer com que retornassem ao país de origem, mesmo após o início dos pagamentos.

Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, atingindo sete escritórios de advocacia e oito investigados. Entre os alvos, está um delegado aposentado da Polícia Civil, suspeito de ter facilitado centenas de concessões irregulares.

Esta é a sexta operação da PF em Roraima que foca fraudes no BPC, e mais uma a evidenciar a exploração de imigrantes em situação de vulnerabilidade por redes organizadas. A Justiça também determinou o bloqueio de bens dos envolvidos e suspendeu a atuação econômica de alguns dos investigados.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado