Jovem, de 20 anos, foi preso em flagrante no início da tarde desta quinta-feira (20), após deixar seu animal, um cão da raça pitbull, escapar e ele atacar e matar um cachorro da raça maltês, no Jardim Nashiville, em Campo Grande.
Conforme divulgado pela Polícia Civil, o pitbull escapou e atacou imediatamente o primeiro animal com o qual se deparou - maltês -, causando sua morte após mordê-la no pescoço e arrastá-la por mais de um quilômetro de distância.
Foi realizada oitiva informal por videoconferência com outra vizinha, que relatou que também já teve seu cachorro atacado e ferido pelo mesmo Pitbull duas vezes, e relatou que o animal já escapou da residência do dono e invadiu sua casa outras inúmeras vezes. Após ouvirem notícia da ocorrência, diversos vizinhos se apresentaram como vítimas do mesmo animal, que vinha escapando com frequência da casa, até o momento sem maiores repercussões.
O caso foi inicialmente apresentado pela Polícia Militar como omissão de cautela de animais, contravenção penal com pena branda e incapaz de gerar autuação em flagrante.
Após colher mais elementos sobre a situação, entretanto, a autoridade policial entendeu se tratar de maus-tratos qualificado por se tratar de animal doméstico da espécie cão, este com a pena mais grave, de até 5 anos de reclusão, e ensejador de prisão em flagrante sem possibilidade de fiança pelo Delegado de Polícia.
Foi determinada, então, a imediata captura do dono do animal, que acabou autuado em flagrante e permanece à disposição da justiça. Informações do Metrópoles.