A Justiça Federal autorizou a abertura de 10 novos leitos de UTI no Hospital Rio Grande, em Natal, após pressão do Conselho Regional de Medicina do Estado (CREMERN). A decisão atende a um pedido urgente da Secretaria Estadual de Saúde (SESAP), diante do aumento dos casos de doenças respiratórias e da superlotação dos hospitais públicos.
A autorização é resultado de uma Ação Civil Pública movida pelo CREMERN ainda em 2012, que desde então vem cobrando a ampliação da estrutura hospitalar no Estado. Foi essa mesma ação que, durante a pandemia da Covid-19, permitiu o aumento da oferta de leitos e salvou milhares de vidas.
Agora, mais uma vez, o esforço do Conselho e o respaldo do Ministério Público Federal (MPF) garantem um reforço essencial ao sistema de saúde potiguar. O Hospital Rio Grande já confirmou que os novos leitos estarão disponíveis para uso a partir das 8h do dia 26 de maio.
A contratação emergencial valerá por três meses, com pagamentos condicionados à auditoria dos serviços prestados. A decisão judicial é da juíza Gisele Leite.
O presidente do CREMERN, Dr. Marcos Jácome, comemorou: “Essa é uma conquista importante, que mostra como a mobilização da classe médica pode transformar a realidade da saúde pública. São 10 novos leitos que podem significar 10 vidas salvas todos os dias.”