Durante evento em Cajamar (SP), nesta segunda-feira (7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil está preparado para enfrentar qualquer crise econômica, inclusive as provocadas pelas novas tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo Lula, o país tem um “colchão de 350 bilhões de dólares” em reservas internacionais, o que garante estabilidade ao governo e “tranquilidade” ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
“Nós, pela primeira vez, fizemos uma reserva de US$ 370 bilhões, o que segura esse país até hoje contra qualquer crise. Mesmo o presidente Trump falando o que ele quer falar, o Brasil está seguro”, declarou o presidente.
A declaração acontece dias após Trump anunciar um pacote de tarifas comerciais que impacta diretamente o Brasil. Os produtos brasileiros passam a ser taxados em 10% a partir deste mês. O governo brasileiro informou que avalia medidas de resposta, mas aposta, por enquanto, na via diplomática.
Lula também aproveitou o evento para destacar os anúncios recentes de investimentos privados no Brasil. Segundo ele, apenas o Mercado Livre vai aplicar R$ 34 bilhões e contratar 14 mil funcionários em 2025. A indústria automobilística, de aço e a construção civil também prometeram investimentos bilionários nos próximos anos.