Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

Pref Mossoro_Estacao Natal_1300x250px (1).png

Política

Lula sanciona lei que muda tributação de incentivos fiscais

2023/12/3quIHNLaHxTUqqleU37tJJkLhdEZ6R-metaM0U3OUYwRDctODY5RS00NjM3LUIwNDktMDQ5RUExQjYxRkFDLmpwZWc=-.jpg
BANNER -natal em natal -  1.820 X 400 PX.png

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, sem vetos, nesta sexta-feira (29) a medida provisória que altera as regras de tributação de incentivos fiscais para investimentos concedidos por estados no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). 

A decisão foi publicada em edição extra do "Diário Oficial da União". O texto havia sido aprovado pela Câmara e pelo Senado neste mês

A MP foi considerada uma das prioridades da equipe econômica do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A expectativa é que as alterações ajudem a encorpar o caixa da União em 2024, a fim de atingir a meta de déficit fiscal zero nas contas públicas. 

O texto estabelece critérios para o abatimento de valores dos benefícios no ICMS da base de cálculo de tributos federais. 

A proposta determina que somente poderá ser abatido do cálculo dos tributos federais o valor dos incentivos fiscais que forem usados para investimentos, e não despesas de custeio (salários, por exemplo).

A concessão de benefícios de ICMS é prática comum dos governos estaduais e do Distrito Federal. Ao reduzir o imposto cobrado em determinado bem ou serviço, o estado tenta atrair as empresas daquele setor para se instalarem em seu território — o que eleva a arrecadação nos anos seguintes, mesmo com o "desconto".

g1

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado