Mais de mil foragidos condenados por crimes graves já foram recapturados no Rio Grande do Norte com o uso de uma ferramenta criada pelo Ministério Público do Estado (MPRN). O sistema, chamado Capturas Projeto Beagle, cruza dados do Banco Nacional de Mandados de Prisão com informações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Com o cruzamento, o sistema reúne em um só lugar nome, endereço e mandado de prisão dos alvos, exibindo as informações em painéis analíticos e mapas. Dessa forma, as equipes de inteligência e campo conseguem localizar e prender os criminosos.
A tecnologia foi desenvolvida pelo Gaeco em parceria com a Gerência de Gestão da Informação do MPRN e já está sendo usada também por órgãos como a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal. Um termo de cooperação foi assinado com o Ministério Público de Minas Gerais para expandir o uso da ferramenta.
No Rio Grande do Norte, mais de seis mil mandados de prisão seguem em aberto. O projeto ajuda a reduzir esse número e fortalece a segurança pública ao retirar das ruas pessoas condenadas que poderiam voltar a cometer crimes.