A Polícia Federal prendeu 49 pessoas em flagrante e apreendeu dois adolescentes durante uma operação nacional de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, com foco em crimes cometidos pela internet. A ação, batizada de Operação Nacional Proteção Integral III, cumpre 182 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão em todo o país. Em 16 estados, a PF conta com o apoio das polícias civis locais. Com informações do UOL.
Ao menos duas vítimas foram resgatadas até o momento. A operação mobiliza 617 agentes federais e 273 policiais civis em estados como Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Durante as buscas no Rio de Janeiro, os agentes encontraram imagens contendo cenas de abuso sexual infantil. Um homem de 42 anos foi preso em Angra dos Reis, e outro, de 22 anos, na capital fluminense, por armazenar o material. No estado, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão.
A Operação Proteção Integral III dá continuidade a ações deflagradas em março e maio deste ano. Apenas em 2025, a PF já cumpriu 1.630 mandados de prisão contra foragidos por crimes sexuais.
A Polícia Federal reforça o alerta a pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar o uso da internet por crianças e adolescentes. A instituição destaca que o diálogo e a orientação são fundamentais para prevenir situações de risco e garantir a segurança e o bem-estar dos jovens em ambientes virtuais.
As investigações seguem em andamento.