O ator James Van Der Beek, conhecido por interpretar Dawson Leary em Dawson’s Creek e por diversos outros trabalhos na TV e no cinema, morreu nesta quarta-feira (11), aos 48 anos. Ele havia sido diagnosticado com câncer colorretal em 2023 e tornou pública essa informação em 2024. A informação é do Metrópoles.
A notícia da morte foi confirmada pela família dele, que pediu privacidade e paz neste momento difícil. O ator deixa a esposa, Kimberly Van Der Beek, e seis filhos.
“Nosso amado James David Van Der Beek faleceu pacificamente nesta manhã. Ele enfrentou seus últimos dias com coragem, fé e graça. Há muito a compartilhar sobre seus desejos, seu amor pela humanidade e a sacralidade do tempo. Esses dias virão. Por enquanto, pedimos privacidade e paz enquanto lamentamos nosso amado marido, pai, filho, irmão e amigo”, diz a nota.
James Van Der Beek foi diagnosticado com câncer colorretal em agosto de 2023, mas só tornou a informação pública cerca de um ano depois.
Em setembro de 2025, James Van Der Beek chamou a atenção ao não comparecer ao reencontro do elenco de Dawson’s Creek em Nova York. Na ocasião, o ator enviou apenas uma mensagem em vídeo.
Carreira de James Van Der Beek
Nascido em Connecticut, James Van Der Beek começou a atuar ainda no ensino médio, em produções Off-Broadway. Antes do sucesso, participou de peças teatrais e alguns filmes independentes, até conseguir o papel que mudaria sua carreira: Dawson Leary, em Dawson’s Creek, em 1997.
A série foi exibida por seis temporadas alavancou as carreiras de Katie Holmes, Joshua Jackson e Michelle Williams. Durante esse período, Van Der Beek emplacou outros trabalhos de destaque, como o drama esportivo Varsity Blues.
Após o fim de Dawson’s Creek, o ator voltou aos palcos em Rain Dance e fez participações em séries como Criminal Minds e How I Met Your Mother. Ele ainda teve papel recorrente em One Tree Hill e integrou produções como Mercy, Don’t Trust the B* in Apt. 23 e Amigos com Vidas Melhores.
Van Der Beek ainda apareceu na 28ª temporada de Dancing With the Stars e competiu como Griffin no reality musical The Masked Singer, em 2025, e também em dois episódios da série Muito Esforçado, do Prime Video.