A Organização Mundial da Saúde (OMS) adicionou o Ozempic e o Mounjaro à sua lista de medicamentos essenciais para o tratamento de diabetes.
A lista, que é composta por 523 medicamentos para adultos e 374 para crianças, é um catálogo dos tratamentos que a OMS acredita que deveriam estar disponíveis em todos os sistemas de saúde em funcionamento.
O Ozempic e o Mounjaro foram inicialmente desenvolvidos para o tratamento de diabetes, mas se tornaram muito populares ao redor do mundo para a finalidade de perda de peso.
O movimento do órgão da ONU pode expandir o acesso aos produtos em todo o mundo, já que as listas da OMS são adotadas em mais de 150 países e baseiam compras no setor público e inclusão nos catálogos dos planos de saúde.
Segundo a OMS, o comitê de especialistas responsável pelas listas considerou as evidências científicas sobre os benefícios dos medicamentos para pessoas com diabetes tipo 2, especialmente aqueles com doenças cardiovasculares, doenças renais crônicas e obesidade.
A entidade da ONU afirmou ainda que a concorrência entre os genéricos deve reduzir o preço dos medicamentos e torná-los mais acessíveis.
Segundo a OMS, globalmente, havia mais de 800 milhões de pessoas vivendo com diabetes em 2022. No mesmo período, quase 1 bilhão de pessoas viviam com obesidade.