BANNER-PORTAL.gif
Banner-Portal-Animado-SPEC---910x200px (1).gif

Cidades

Onze cidades de SC decretam situação de emergência após chuvas castigarem o Estado

SANTA CATARINA.PNG
TUDO SOBRE assassinado do ex-prefeito.jpg

A forte chuva que atingiu Santa Catarina ao longo desta quinta-feira (16) fez com que 11 cidades catarinenses decretassem situação de emergência. Os temporais causaram alagamentos, deslizamentos e interditaram rodovias nos municípios de: Camboriú, Governador Celso Ramos, Tijucas, Biguaçu, Florianópolis, Porto Belo, Ilhota, Balneário Camboriú, São José, Palhoça e Gaspar.

A noticia é do portal NSC TOTAL. O Decreto de Emergência permite tomada rápida de decisões para prestar a assistência necessária à população,  com o emprego de equipes de apoio e aquisição de materiais e equipamentos para solucionar os problemas causados pela tempestade.

Ao longo do dia, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) registrou o atendimento de mais de 234 ocorrências, principalmente nas regiões da Grande Florianópolis e Litoral Norte. Os trabalhos das equipes resultaram no atendimento de 437 pessoas, incluindo resgates, salvamentos, atendimentos pré-hospitalares, cortes de árvores e desobstrução de vias públicas, pequenos deslizamentos, inundações e enxurradas.

Tijucas, na Grande Florianópolis, foi a cidade do Estado com maior volume acumulado de chuva durante o dia, segundo dados  atualizados às 17h30min de quinta-feira pela Defesa Civil de Santa Catarina. O total de chuva registrado na cidade é superior ao esperado para todo o mês de janeiro (280 milímetros), segundo informações do município.

Florianópolis foi a segunda cidade com maior volume de chuva do Estado. Foram 169 milímetros em apenas três horas e 250 milímetros nas últimas 24 horas

Ao longo do dia, a capital catarinense registrou ocorrências no Centro, no bairro João Paulo, em Santo Antônio de Lisboa, no bairro Sambaqui e no Rio Vermelho. De acordo com a prefeitura, foram 70 ocorrências ao todo, sendo dez deslizamentos e colapsos de muros, quatro desabamentos de residências e seis interdições. O decreto de situação de emergência foi publicado por volta das 21h30min de quinta-feira. 

Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí, cidades que sofreram com fortes estragos entre a madrugada e manhã da quinta-feira, aparecem na sequência como as cidades de Santa Catarina com maior volume de chuva acumulado. Os municípios praticamente não registraram chuva no período da tarde, mas no acumulado das últimas 24 horas registraram entre 158 e 197 milímetros.

Em Itapema, o decreto foi publicado na noite de quinta-feira (16). A cidade do Litoral Norte do Estado registrou inundações, queda de árvores e pontes, além da obstruções de diversas ruas. Os bairros mais afetados foram: Várzea, Ilhota, Alto São Bento, Morretes, Jardim Praiamar, Centro e Canto da Praia. Ao menos 1.500 famílias foram atingidas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho de grande perigo com grande acumulado de chuva para as regiões da Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, em Santa Catarina, entre a tarde desta quinta (16) até às 9h de sexta (17).

Os volumes de precipitação devem ficar acima de 60mm ou até 100mm no dia. O alerta inclui ainda grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios, além de deslizamentos de encostas.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado