A Prefeitura de Natal publicou nesta terça-feira (15) um decreto que cria um Grupo de Trabalho para elaborar o Projeto de Urbanização e Paisagismo da Orla da Praia de Ponta Negra, após a conclusão da obra de engorda que ampliou a faixa de areia em 4 km.
O grupo terá oito meses para fazer o diagnóstico da situação atual da orla, elaborar um termo de referência e promover um concurso público para escolha do projeto.
Coordenado pela Secretaria de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovações (Sepae), o grupo contará com representantes das seguintes secretarias e órgãos municipais: Semurb, Setur, Seinfra, STTU, SMG, Secom, PGM, Semsur e Urbana.
Segundo o secretário Arthur Dutra, o alinhamento entre as secretarias será fundamental para definir os prazos e ações permitidas, respeitando o tempo de acomodação da nova faixa de areia. Ele destaca a importância de considerar os impactos sociais e econômicos da reurbanização.
O decreto estabelece que o grupo deverá promover audiências públicas e consultas à população, além de seguir diretrizes como:
Ampliação da caminhabilidade e acessibilidade universal
Respeito à topografia do local
Valorização de áreas verdes, com árvores frutíferas e sombreadoras
Uso de materiais sustentáveis e de baixo impacto ambiental
Valorização cultural e paisagística local
Criação de espaços de lazer, esporte e convivência
Identificação de áreas com potencial para concessões econômicas futuras