A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) removeu, no último sábado (20), três barracas de camping montadas sem autorização na faixa de areia da Praia de Ponta Negra, próximo ao calçadão da Avenida Erivan França. Três pessoas vindas de São Paulo foram abordadas e orientadas a desmontar o acampamento.
Na mesma orla, a fiscalização registrou ainda mesas, cadeiras e guarda-sóis ocupando irregularmente o passeio público. O caso foi encaminhado à supervisão responsável para as medidas cabíveis.
Além da ação em Ponta Negra, a equipe da Semurb atuou em diferentes pontos da cidade entre os dias 20 e 21 de setembro. No próprio bairro, fiscais atenderam a uma denúncia de incêndio em Área Verde. Segundo o supervisor das operações, Evânio Mafra, há indícios de que o fogo tenha sido criminoso. “A ocorrência segue em apuração para identificar o responsável”, informou. O incêndio atingiu restos de poda, entulho e parte da vegetação de um terreno privado vizinho.
A fiscalização também esteve presente na Meia Maratona do Sol, realizada no fim de semana. Após denúncia de publicidade irregular, os fiscais acompanharam o percurso e confirmaram que todas as peças estavam devidamente licenciadas.
Poluição sonora e bares
Durante a noite, a Semurb atuou em ocorrências de poluição sonora e vistoriou bares em diferentes regiões da cidade. No sábado, a Guarda Municipal acionou a equipe para um paredão de som na Rua Manoel Miranda, no Alecrim. Além disso, cinco estabelecimentos nas zonas Sul e Oeste foram inspecionados, mas não houve necessidade de autuações.
Casa de shows interditada
Na Zona Norte, uma casa de shows foi interditada por funcionar sem Alvará de Funcionamento e sem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) — documento essencial para garantir a segurança em locais de grande público. O evento em andamento foi encerrado e o espaço permanecerá fechado até a regularização.
Denúncias
A Semurb reforça que a população pode contribuir para o ordenamento urbano e a proteção ambiental denunciando irregularidades pelos canais oficiais:
WhatsApp: (84) 3616-9829 (segunda a sexta, das 8h às 14h)
Telefone fixo: (84) 3616-9813 (segunda a sexta, das 8h às 14h)
E-mail: [email protected]
Finais de semana e feriados: 190 (CIOSP)