Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

MOSSORO.gif

Internacional

Ter pets pode trazer benefícios equivalentes ao casamento, sugere estudo

000001.jpg

Ter um cachorro ou gato pode trazer tanto bem-estar quanto ser casado ou encontrar-se frequentemente com amigos e parentes, segundo estudo publicado na revista Social Indicators Research.

A pesquisa sugere que a companhia de um animal equivale, em termos de satisfação com a vida, a um acréscimo de até 70 mil euros (cerca de R$ 450 mil) por ano na renda — métrica usada por economistas para calcular o valor subjetivo de experiências.

Os pesquisadores Adelina Gschwandtner (Universidade de Kent) e Michael Gmeiner (London School of Economics) chegaram a essa conclusão usando uma análise estatística avançada com dados de 2.500 famílias britânicas. O método, chamado “variáveis instrumentais”, ajuda a isolar a influência dos pets da de outras variáveis, como traços de personalidade.

“Se os pets são como amigos ou membros da família, por que não seriam comparáveis a encontros semanais com pessoas queridas?”, refletiu Gschwandtner. “Você tem seu pet todos os dias.”

Embora os benefícios da convivência com cães já sejam amplamente reconhecidos, os efeitos de pets em geral sobre o bem-estar ainda geram debate entre cientistas. A professora Megan Mueller, da Universidade Tufts, que não participou do estudo, alerta que os resultados podem variar conforme o método de pesquisa.

A análise também levou os autores a sugerirem políticas públicas que facilitem a posse de animais, como a flexibilização de regras que dificultam o acesso de inquilinos a pets.

Mueller, no entanto, pondera que é preciso cuidado ao equiparar relações com pets às humanas: “São vínculos poderosos, mas não iguais aos que temos com outras pessoas”. CNN.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado