A vereadora Samanda Alves (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal de Natal hoje (2) para acusar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CEI) de ser eleitoreira e servir de palanque para os pré-candidatos a deputados em 2026. O detalhe da acusação é que a Comissão é composta por um dos colegas de Samanda Alves no plenário: o vereador Daniel Valença, pré-candidato a deputado pelo próprio PT.
"Essa comissão é eleitoreira, para preparar para 2026, para eleição de deputado", afirmou a vereadora. Logo após a fala de Samanda, Daniel Valença comentou a participação dele na CEI, mas não falou que tinha o perfil eleitoreiro. "É uma cortina de fumaça", disse, afirmando que era uma forma da atual gestão de não discutir os problemas da cidade.
Vale lembrar que a CEI teve sua primeira reunião realizada também nesta quarta-feira (2). A Comissão foi criada com base em proposta do vereador Matheus Faustino, que apesar de ser do União Brasil, partido de Paulinho Freire, se intitula como "independente".
A CEI é presidida pelo vereador Subtenente Eliabe e terá a vereadora Camila Araújo como vice-presidente. O relator será Matheus Faustino, autor do requerimento que deu origem à investigação. Também integram a comissão os vereadores Cláudio Custódio e Daniel Valença, único parlamentar de esquerda entre os membros titulares.
Os suplentes nomeados são os vereadores Robson Carvalho, Daniel Santiago, Kleber Fernandes, Luciano Nascimento e a vereadora Brisa Bracchi.