Um vídeo divulgado nas redes oficiais do governo do Rio, na manhã desta segunda-feira (3/11) mostra parte do drama vivido pelos policiais que participaram da megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha (RJ) na última terça-feira (28/10).
As imagens, registradas pelas câmeras corporais e compartilhadas nesta segunda-feira (3/11), mostram policiais descendo a comunidade com colegas feridos nos braços, improvisando macas e realizando torniquetes para estancar hemorragias, enquanto tiros ecoam ao redor.
O registro destaca a atuação do sargento Cleiton Serafim Gonçalves, do Bope, que aparece carregando um colega baleado morro abaixo, sem apoio de blindados.
Nas gravações, é possível ouvir policiais avisando que o terreno não permitia que os veículos avançassem: “O blindado não sobe aqui, vamos ter que descer com ele!”, alerta um dos PMs.
O policial resgatado sobreviveu. Horas depois, Cleiton seria atingido durante outro confronto na mata do Complexo da Penha. Ele não resistiu.
O governo do estado escreveu que Cleiton e os demais policiais mortos “deram a vida em nome da missão de combater o crime”. No vídeo, o texto destaca que os PMs “escolheram arriscar as próprias vidas para salvar os colegas de farda sob fogo cruzado”.