‘A areia é excelente e compatível’, diz secretário após retomada da engorda de Ponta Negra

23 de Setembro 2024 - 11h38

A Prefeitura de Natal, sob a liderança do prefeito Álvaro Dias, decretou estado de emergência em regiões litorâneas da cidade, como o Morro do Careca, a Praia de Ponta Negra e a Via Costeira. A decisão, publicada em edição extra do Diário Oficial do Município na última sexta-feira (20), foi tomada após parecer da Defesa Civil, que apontou a necessidade de ação rápida para evitar a degradação da linha costeira, riscos à vida humana e danos ao patrimônio público.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Thiago Mesquita, a Defesa Civil está operando 24 horas por dia para monitorar a situação. Medidas emergenciais, como o reforço do isolamento nos arredores do Morro do Careca e a instalação de barricadas, já estão em andamento. A Engorda da faixa de areia também foi retomada, trazendo resultados visíveis na contenção da erosão costeira.

Mesquita também destacou que a areia é de boa qualidade para a obra de engorda. "Recomeçamos a Engorda, que já apresenta resultados espetaculares de Proteção a nossa Costa, basta olhar as imagens do antes e depois desta publicação. A areia é excelente e compatível. O município de Natal continuará com todos os controles e monitoramentos ambientais", avaliou.

Segundo o secretário, com a Engorda, única alternativa técnica possível para solucionar a médio e longo prazo a erosão costeira, iremos garantir a proteção ambiental, proteção do nosso patrimônio imaterial tombado que é o Morro do Careca e a proteção aos patrimônios materiais.

"Todas as medidas tomadas pelo município é com a finalidade principal de resguardar vidas humanas e evitar acidentes e estão fundamentadas na legislação brasileira em vigor e nos estudos técnicos e ambientais", afirmou.

 

"A proteção da nossa costa e do Morro do Careca, um patrimônio tombado, é prioridade. As ações seguem todas as normativas legais e visam, acima de tudo, resguardar vidas humanas", afirmou Mesquita. O município seguirá monitorando o impacto ambiental e buscando soluções para a erosão em médio e longo prazo.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias