O ABBA lançou nesta sexta-feira (5) o primeiro álbum da banda em 40 anos. "Voyage" tem dez músicas e é sucessor de "The Visitors", lançado em 1981.
O grupo formado por Anni-Frid Lyngstad (75 anos), Agnetha Fältskog (71), Björn Ulvaeus (76) e Benny Andersson (74) se separou em 1982. Agora, eles preparam show com hologramas, com temporada em Londres prevista para maio de 2022.
Como são as novas músicas do ABBA?
"Voyage" é declaradamente uma continuação de "The Visitors", álbum que apresentava uma banda mais madura, experimentando mais no som: com mais sintetizadores do que orquestrações. Havia menos harmonias vocais ensolaradas e os arranjos eram mais soturnos.
Essas características, no geral, estão mantidas no novo álbum. O ABBA apenas continua o que estava fazendo em 1982, não atualiza o som, como Benny já havia avisado em evento com jornalistas, em setembro: "Eu não sei quem é Drake, eu não faço ideia o que os artistas de pop moderno estão fazendo."
O grupo se reuniu para gravar duas músicas para um especial de TV, mas resolveu fazer um álbum completo como trilha para o show de hologramas. Primeiro single do álbum, "I Still Have Faith In You" é uma balada com piano sobre a relação que os quatro da banda ainda têm.
"É sobre perceber que é incrível estar onde estamos. Ninguém poderia imaginar isto, lançar um álbum após 40 anos e ainda sermos melhores amigos. Ainda gostando da companhia um do outro e tendo total lealdade", explicou Bjorn.
Outra letra que se destaca é a de "Bumble Bee". Nela, a banda troca a melancolia geralmente usada para falar de relações e a usa para falar de mudanças climáticas: "É um absurdo nesta manhã de verão / Pensar que poderíamos estar presos / Dentro de um mundo onde tudo está mudando / Muito rápido para as abelhas se adaptarem".
Há de se levar em conta também que as vozes das cantoras estão mais graves, algo natural que torna o álbum um pouco mais sisudo.
G1
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado