Acidente com Tesla deixa dois mortos na China; empresa diz que ajudará polícia

14 de Novembro 2022 - 10h58

A montadora norte-americana Tesla disse, neste domingo (13), que ajudará a polícia chinesa a investigar um acidente envolvendo um de seus carros Model Y depois que, de acordo com a imprensa local, duas pessoas morreram e três ficaram feridas quando um motorista perdeu o controle do veículo.

O acidente que aconteceu em 5 de novembro, na província de Guangdong, no sul da China, matou um motociclista e uma universitária, informou o Jimu News, postando um vídeo – agora viralizado nas redes sociais – de um carro em alta velocidade colidindo com outros veículos e um ciclista.

“A polícia está atualmente procurando uma agência terceirizada para investigar a verdade por trás deste acidente e forneceremos ativamente qualquer assistência necessária”, disse a fabricante de veículos elétricos do bilionário Elon Musk à Reuters em uma mensagem neste domingo, alertando contra acreditar em “rumores”.

A China é o segundo maior mercado da Tesla, e o acidente estava entre os principais assuntos na plataforma de mídia social Weibo – aplicativo chinês semelhante ao Twitter – no domingo. A Jimu News citou a polícia de trânsito dizendo que a causa do incidente na cidade de Chaozhou não havia sido identificada e um membro não identificado da família do motorista, que disse que o motorista de 55 anos teve problemas com o pedal do freio quando estava prestes a encostar na frente de sua loja familiar.

A Tesla disse que os vídeos mostraram que as luzes de freio do carro não estavam acesas quando o carro estava em alta velocidade, e que seus dados mostravam problemas como não haver nenhuma ação para pisar nos freios durante a jornada do veículo.

Ligações para a polícia em Raoping, o condado onde o acidente aconteceu, não foram atendidas no domingo. A Tesla já enfrentou reclamações de falha de freios na China antes.

Em seu comunicado à Reuters, a empresa disse que um proprietário de carro chinês foi ordenado por um tribunal a se desculpar publicamente e compensar a empresa depois que ela decidiu que os comentários que ele fez à mídia sobre problemas com seus freios eram inconsistentes com os fatos e prejudicaram a reputação de Tesla.

A Reuters não pôde verificar imediatamente a afirmação de Tesla. No ano passado, um cliente insatisfeito causou rebuliço nas mídias sociais ao subir em um Tesla no salão do automóvel de Xangai para protestar contra o tratamento da empresa de suas reclamações sobre freios com defeito envolvidos em um acidente de carro.

Nesse caso, a Tesla disse que as violações de velocidade estavam por trás do acidente, mas prometeu melhorar a forma como tratou das reclamações dos clientes.

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