Álvaro Dias sanciona lei da xepa da vacina

20 de julho 2021 - 11h56

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, publicou hoje (20), no Diário Oficial do Município, a lei que cria a famosa "xepa da vacina", que é uma forma de garantir que as doses restantes em frascos abertos não serão perdidas. A matéria havia sido aprovada na Câmara Municipal de Natal, mas demorou a ser sancionada porque o município, acreditava-se, não estava "perdendo doses". 

Segue o texto da lei:

LEI N º 7.170 DE 19 DE JULHO DE 2021
Dispõe sobre a destinação da sobra da vacina contra o covid-19 (coronavírus) e estabelece outras providências.

O PREFEITO MUNICIPAL DE NATAL, no uso de suas atribuições;
Faz saber que a CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL aprovou e que sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica determinado que os postos de aplicação de vacinas do município de Natal destinem as sobras do dia da vacina contra a covid-19 aos maiores de 18 anos que residam no entorno das unidades de saúde.

§ 1º O disposto neste artigo objetiva tão somente evitar a perda da vacina, sendo considerada conduta ilegal, qualquer postura que configure burla à ordem estabelecida no Programa Nacional de Vacinação, adaptado à realidade do Município de Natal, devendo os agentes responderem pelo ato, na forma prevista na legislação específica.

§2º Os postos de vacinação deverão fazer o registro dos quantitativos de pessoas vacinadas com a sobra da vacina, assim como de eventuais descartes, de forma a permitir o acompanhamento do uso racional e perfeito do aproveitamento dos imunizantes.

Art. 2º Os postos de vacinação deverão cadastrar os moradores do seu entorno, e quando houver sobra de vacinas da covid-19 deverão entrar em contato com o cadastrado, através de contato telefônico, devendo o cadastrado comparecer ao local de aplicação no prazo máximo de 20 minutos.

Art. 3º Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Palácio Felipe Camarão, em Natal, 19 de julho de 2021.
ÁLVARO COSTA DIAS
Prefeito

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias