América vence o ASSU, mostra evolução, mas ainda tem a desconfiança do torcedor

16 de Janeiro 2022 - 21h54

A vitória do América sobre o ASSU, partida que assisti, comentei, com a narração de Ed Oliveira, neste domingo, terceira rodada do Campeonato Nota Potiguar. O time rubro venceu de 1 a 0, gol de Leozinho, aos 38 minutos do primeiro tempo.

O América foi dominante o tempo todo. No primeiro tempo errou muito e contando com grande atuação de Wallace Pernambucano, abriu o placar, jogada dele, gol de Leozinho. O rubro teve outras chances, mas melhorou mesmo no segundo tempo, quando Renatinho sacou Téssio, mal no jogo, e fez entrar William Marcílio. Depois o Mayco Félix no lugar de Zé Eduardo, que teve péssima atuação. Foi um massacre, imaginei que sairiam mais uns três gols, mas vejam como é o futebol. Não saiu. Serviu para sentir que o América evoluir, mas precisa bem mais. 

Na primeira etapa, Elvinho de um lado do campo (esquerdo) e Téssio do outro, pouco participaram da partida. O Téssio menos ainda. Os volantes distantes, portando, meio-campo nada de constsruir. Os alas não passavam, Zé Eduardo mal e o América vivendo, acreditem, de jogadas do WP pelo lado esquerdo. Isso mesmo, pelo lado esquerdo. Um outro erro: a saída de bola do América quase sempre acontecendo com o ala Leozinho.

No segundo tempo a coisa mudou de figura. William Marcílio entrou bem demais no lugar do Téssio. Elvinho prticipou mais, alargou seu campo de atuação, os alas passaram a ter vez e bola, o rubro triangulou e criou muitas situações de gols, perdendo pelo menos mais duas chances claras de gol. Mayco Féliz também entrou e teve boa participação. Enfim, o América mostrou evolução.

Com o resultado, o América permanece na terceira posição, com um gol de saldo, atrás de ABC, líder, e Potiguar de Mossoró, segundo colocado. No meio de semana, o alvirrubro volta a jogar na sua Arena América contra o Globo.

Estreia

O Lucas Rex, que disse estar apenas com 70% de seu condicionamento físico foi muito bem, inclive fazendo cobertura do lado esquerdo e se mostrando bom no jogo aéreo - dfensivo e ofensivo - e até tem boa saída de bola, mas bem que poderia, ele e Jean Pierre, atravessando mais a linha divisória. Uma boa estreia.

NOTAS

As notas dos jogadores. A turma gosta. Vou analisar só o América e não é desprezo pelo ASSU, é porque é muita coisa para escrever. ASSU que tem um bom ala, o Valber, Ivanaldo bom no chutes a gol, o goleiro Neto Martins apareceu bem e Marielson, experiente jogador de ótimo passe, mas é um time muito limitado tecnicamente.

Samuel Pires - Praticamente não trabalhou. Nota 4.

Felipinho - tem boa passagem, bom passe faz com facilidade as jogadas de fundo, mas precisa ser mais presente. Alternou bons e maus momentos, me pareceu cansado no final. Nota 5.

Jean Pierre - Foi bem nos setor defensivo quando chamado a intervir. Nota 5.

Lucas Rex - Me pareceu muito seguro, confiante, de boa recuperação e bom no jogo aéreo. Para quem não está 100% conta muito positivamente. Mostrou também liderança e teve sim uma boa estreia. Nota 6.

Leozinho - Assim como o Felipinho bem que poderia participar mais. Tem qualidade para isso. Em duas ou três jogadas que fez com o WP conseguiu resultados positivos e marcou o gol da vitória. Nota 6,5.

Allef - Bom no desarme. Muito preso no primeiro tempo, crescendo bem no segundo. Nota 6.

Araújo - Um pouco desaparecido até a metade do primeiro tempo, até porque, parece, não tinha com quem jogar, melhorou muito na etapa segunda e apareceu bem como elemento surpresa. Nota 6,5.

Elvinho - Um jogador de qualidade técnica que precisa ser melhor aproveitado, precisa ter seu espaço de ação aumentado, mais protagonista, pois quando pega na bola sempre realiza boas jogadas. Nota 7.

Téssio - Completamente apagado. Não realizou uma jogada positiva sequer, para quem tem a função de criação. Preso no lado direito se resumiu a chute forte no gol e só. Foi substituído no intercalo. Nota 2

Zé Eduardo- Nada fez de postivo enquanto esteve em campo a não ser uma tabela em que deixou WP na cara do gol. Depois, infelizmente, muitos erros de passe e indefinição de posicionamento, não foi atacante fixo e nem de beirada. Saiu para Mayco Félix. Nota 3.

Wallace Pernambucano - O dono do jogo. Começou perdendo um gol, mas depois em arrancadas pela esquerda, em viradas de jogo com ótimos passes fez tudo no primeiro tempo, inclusive a jogadaça do gol de Leozinho. Caiu um pouco, mas não tanto, de rendimento no segundo tempo. Ainda assim, o craque do jogo escolhido unanimente pela equipe da 96 FM. Nota 8.

William Marcílio - Entrou com tudo, mostrando que quer a vaga de titular. Após sua entrada o pelotão de frente do América todo melhorou e muitas jogadas perigosas de ataque foram criadas. Só a subjetividade do futebol explica não ter saído mais gols. Só precisa ser mais objetivo e não firular tanto. Nota 7,5.

Mayco Félix - Desta vez entrou e deu ainda mais mobilidade ao ataque rubro. Nota 6.

Rodrigo - Entrou no finalzinho. Sem nota.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado