Anatel liberou: Veja se seu celular permite ouvir rádio sem gastar a internet

10 de Dezembro 2021 - 12h10

No final do mês passado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atendeu a uma antiga reivindicação do setor de radiodifusão: liberou, regulamentou e passou a exigir a função de recepção de sinal de rádio em celulares como um dos pré-requisitos para liberar a homologação do produto. A medida segue uma portaria do Ministério das Comunicações.

Com a nova regulamentação, desde 29 de novembro, para obter a homologação da agência, todos celulares com ‘hardware’, função de recepção de sinal do serviço de radiodifusão sonora em Frequência Modulada (FM), capaz de receber sinais de rádio FM deverão habilitar a função. Somente com essa “autorização”, o aparelho terá permissão para ser comercializado no país. A medida, inclusive, foi comemorada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria. 

Como ouvir rádio sem gastar pacote de dados?

Alguns smartphones não têm componentes necessários para sintonização de rádio FM (toda a linha iPhone, por exemplo). Contudo, eles continuarão sendo certificados pela agência. São vários os celulares que possuem receptor de rádio FM integrado ao SoC (chip que inclui processador, modem e outros componentes) e têm a função desabilitada de fábrica. Em alguns casos, basta a instalação de um app ou modificação no software para receber o recurso.

Mas há situações em que o chip FM está presente no SoC e mesmo assim é impossível sintonizar estações FM, seja pela ausência de antenas ou mesmo falta de ligação física do circuito com outros componentes do smartphone. Sendo assim, é bem possível que as fabricantes continuem produzindo smartphones com SoC compatível com rádio FM mas sem habilitar a função, visto que a empresa pode alegar que o hardware não é compatível.

Vale lembrar que vários smartphones com rádio FM exigem a utilização de fones de ouvido com fio, que servem para servir como antena. Só que estamos em 2021, e isso não é um bom sinal considerando que as fabricantes reduzem cada vez mais a quantidade de acessórios incluídos na caixa dos celulares. 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias