A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta sexta-feira (10) que proibiu a comercialização de pomadas para modelar e trançar cabelos. De acordo com a nota, até as investigações serem concluídas e a medida preventiva estiver em vigor, nenhum lote desses produtos poderão ser vendidos ou utilizados por consumidores e profissionais de beleza.
“Enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote de qualquer desses produtos pode ser comercializado e não deve ser utilizado por consumidores e profissionais de beleza”, diz o texto distribuído pela agência. “Decisão é válida enquanto não forem concluídas as investigações de irritação ocular”, continua.
A Anvisa ainda informa que mesmos lotes adquiridos antes da medidas não poderão ser utilizados.
A agência também divulgou uma série de medidas que devem ser adotadas para quem já tem as pomadas, sejam profissionais ou consumidores.
O que devo fazer em relação às pomadas?
Consumidor
Não use ou adquira esses produtos;
Se fez uso recente, lave os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos;
Em caso de contato acidental com os olhos, lave imediatamente com água em abundância.Em caso de qualquer efeito indesejado procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de você;
Em caso de efeito indesejado, notifique o caso à Anvisa
A ação da Anvisa ocorre após uma série de denúncias de pacientes que utilizaram as pomadas e sofreram intoxicação ocular. De acordo com o relatado, as cegueiras podem ter começado após o produto ter se misturado com suor e água. Com informações de Metrópoles.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado