Após deixar Israel, brasileiros cantam Hino Nacional e comemoram retorno ao Brasil

11 de Outubro 2023 - 21h15

Os brasileiros que estavam em Israel e conseguiram retornar ao Brasil, desembarcaram no território brasileiro aliviados e cheios de gratidão. Segundo reportagem do R7, eles comemoraram ainda dentro do avião, antes mesmo de o voo se aproximar do território brasileiro. Com bandeiras do Brasil, os passageiros cantaram o Hino Nacional. 

O casal Narcísico Glats e Maria Rainha Glats estava em Israel a passeio e relatou os momentos de agonia e terror que viveu no local. "A gente estava lá e, de repente, fechou tudo e não podíamos mais sair. Os aviões passando toda hora, parecia que eram trovões", contou Narcísico.

A sensação de voltar ao Brasil foi muito comemorada pelo casal de Maringá (PR). "Eu estou no céu, muito bom". Os dois seguiram para casa para reencontrar os familiares aflitos, mas também aliviados.

Cristina Balbi, de São Paulo, falou emocionada sobre os momentos que viveu no conflito. Ela relembrou o começo dos ataques. "A gente escutou aquele zumbido do lançamento e depois um estrondo. Um pouco mais tarde, olhamos para o céu e vimos os mísseis sobre as nossas cabeças."

Na partida, mais uma cena triste. A irmã de Cristina assistiu, da janela do avião, a mais um bombardeio na cidade. Enquanto o voo decolava, as irmãs oravam pelas pessoas que ficaram para trás.

O produtor de vídeo Gleik Max chegou ao Oriente Médio na última sexta-feira (6). O objetivo era visitar Israel para produzir um documentário. O primeiro dia de filmagens seria no domingo (8). No entanto, as câmeras foram substituídas por mísseis.

Max relatou que a solidariedade do povo israelense foi fundamental para garantir a segurança do grupo. "Eu vou ao mercado local e vamos comprar comida para vocês. Se for preciso sair, eu faço, pego para vocês", teria dito um israelense ao grupo de Max.

A tensão deu lugar à emoção e à surpresa quando viram a rápida ação do governo federal para resgatar os brasileiros pegos em meio ao fogo cruzado. Max conta que o grupo "não tinha outra solução". "A gente tentou sair pela Jordânia, Amã, compramos passagem para Istambul, que foi cancelada quando teve o ataque perto do aeroporto. Quando veio o plano da FAB [Força Aérea Brasileira] e o governo federal, a gente ficou aliviado."

O casal Maurílio Figueredo e Jacinta de Fátima Figueredo estava havia três dias na região e, até então, tudo estava tranquilo. Porém, uma mudança na postura do guia israelense que acompanhava o grupo denunciou a seriedade da situação.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias