Arena América: Cabines de imprensa não tinham autorização do Corpo de Bombeiros
Por Junior Lins
A polêmica das cabines de imprensa do estádio Desembargador José Vasconcelos da Rocha, a Arena América, aparenta estar apenas no início. Após a goleada por 5 a 1 do alvirrubro no Santa Cruz ter sido "escondida" pela falta de condições das equipes de comunicação para transmitirem o jogo, o Corpo de Bombeiros, finalmente, optou por se manifestar e negou que tivesse concedido laudo a estrutura montada, visivelmente, de forma precária.
Em nota enviada ao Portal 96, o Corpo de Bombeiros Militar afirmou que, após vistoria realizada na quarta-feira (18), foi verificado que a Arena América possui um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) válido até o dia 10 de janeiro de 2024. Ou seja, todas as medidas de proteção contra incêndio e pânico referente ao projeto fixo da edificação estão adequadas, com o projeto aprovado e vistoriado.
No entanto, ainda conforme o CBM, o Centro de Vistorias da Diretoria de Atividades Técnicas da corporação identificou depois que as cabines não apresentavam segurança, pois tratava-se de uma estrutura provisória e que não possuía o Certificado de Licenciamento de Estrutura Provisória. O certificado foi exigido após ser verificado uma vez que a estrutura não se enquadrava nos critérios de isenção estabelecidos no item 8.1 da Resolução Técnica Nº 01/2018-SAT/CBMRN, que trata sobre Eventos Temporários.
"É IMPORTANTE SALIENTAR QUE AS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS UTILIZADAS, DE FORMA TEMPORÁRIA, NÃO FAZIAM PARTE DO PROJETO ORIGINAL DA EDIFICAÇÃO", consta no regimento.
O Corpo de Bombeiros ressaltou que, considerando o nítido e visível risco apresentado devido a exposição da rede elétrica à chuva, bem como o fato da estrutura ter sido montada temporariamente e que, portanto, não fez parte da vistoria para liberação da edificação, sendo o único ponto que apresentava risco iminente, foi adotada a medida de encerramento das transmissões, além do desligamento de quaisquer equipamentos ligados na rede elétrica montada na estrutura.
Sem dar entrevistas no momento, o CBM garantiu que as medidas adotadas foram feitas para assegurar a segurança de todas as pessoas que estavam presentes no estádio.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado