Atacante nascido no Brasil é convocado pela Argentina e sonha com Mundial

04 de Outubro 2023 - 20h03

Filho de pais argentinos, Felipe Rodriguez Gentile , 16 anos , nasceu em Vinhedo, interior de São Paulo, e foi chamado na última semana para um período de treinos com a seleção sub-17 da Argentina, que em novembro disputará o Mundial da categoria.

Felipinho, como é chamado, tem sido observado há algum tempo pelos scouts da Associação do Futebol Argentino, que além de mantê-lo no radar querem garantir que o atacante, atualmente no Preston North End, da Inglaterra, defenda a Albiceleste e não o país em que nasceu. Um desejo também do próprio Felipe.

“Eu e minha mulher, quando mudamos para o Brasil, a gente levou nossa cultura junto. Costumes, a comida, tudo… E acho que ele pegou, né. Copa América, Copa do Mundo. sempre estivemos torcendo pela Argentina, então a nossa influência nisso foi muito grande”, conta o pai, Fernando.

No ano de 2002, em meio a uma das piores crises da história da Argentina, a empresa em que Fernando trabalhava propôs a ele uma transferência para o Brasil. Ao lado da esposa e ainda sem filhos, mudou-se para Vinhedo, onde terminaria formando sua família.

Seis anos depois da mudança para o interior paulista, o casal, já com Felipe e Mateo (o mais velho), decidiu se mudar para a Itália. Foi na Europa que Felipinho teve o seu primeiro contato com a bola. Desde então, não largou mais o futebol.

De volta ao Brasil após a experiência italiana, Felipe passou por diversas escolinhas e clubes. Rocinhense de Vinhedo, Country Club de Valinhos, Paulista Louveira, testes na Ponte Preta. E alternando entre o campo e o futsal.

Formado na base do clube, único campeão inglês invicto na história ao lado do Arsenal, o brasileiro começou a se destacar e chamou a atenção no time sub-18 do Preston. Em uma partida da FA Youth Cup em dezembro de 2022, contra o Rotherham, marcou cinco gols.

O desempenho foi tão impressionante que o técnico do time principal, Ryan Lowe, chamou o garoto para participar dos treinos com os profissionais. Felipe, inclusive, esteve no banco de reservas nos cinco primeiros jogos da temporada, mas ainda não fez sua estreia pela equipe, atual líder da segunda divisão inglesa.

A ascensão rápida no Preston acendeu o alerta na AFA, que — com a ajuda de um scout argentino que vive na Espanha — passou a seguir o atacante mais de perto e o chamou para um período de treinos no prédio da entidade, em Buenos Aires, como parte da preparação argentina para o Mundial sub-17 da Indonésia, daqui a dois meses.

CNN

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias