Atividade da Construção potiguar fica estável em maio, aponta FIERN

25 de Junho 2024 - 15h33

A Sondagem Indústria da Construção, elaborada pela FIERN em parceria com a CNI, mostra que, segundo a percepção dos empresários, o nível de atividade do setor no RN se manteve estável em maio, após quatro meses de declínio. O indicador do nível de atividade registrou 47,7 pontos mais uma vez, e ao situar-se abaixo do patamar de 50 pontos revela que o setor continua desaquecido. Mas é importante ponderar que, após um recuo considerável da atividade entre janeiro e fevereiro, o setor passou a reduzir perdas, retomando, desde abril, o patamar em que se encontrava no início do ano.

Em comparação com maio de 2023, o indicador do nível de atividade atual é 5,1 pontos superior (42,6 pontos). O número de empregados continuou em crescimento (52,2 pontos), enquanto a Utilização da Capacidade Operacional (UCO), sustentou o índice de 49% pelo quarto mês seguido. Em relação a maio de 2023, tanto a UCO quanto o número de empregados atuais se encontram em patamares superiores.

Em junho de 2024, os empresários da Construção potiguar manifestam expectativas de leve desaquecimento no nível de atividade do setor em relação aos próximos seis meses e de recuo na contratação de novos empreendimentos e serviços e na intenção de investir. Ao mesmo tempo, expressam perspectivas otimistas quanto à evolução do número de empregados e às compras de insumos e matérias primas.

Comparando-se os índices mensais avaliados pela Sondagem Indústria da Construção potiguar com os resultados nacionais divulgados em 21/06 pela CNI, observam-se avaliações  convergentes no que diz respeito ao desaquecimento do nível de atividade (47,9 pontos no segundo caso). No entanto, ao contrário da avaliação do primeiro grupo, os empresários do conjunto do país apontaram queda no número de empregados (49,0) e crescimento no nível de Utilização da Capacidade de Operação (UCO), que atingiu 69%. E quanto às expectativas para os próximos seis meses, em junho, esperam crescimento no nível de atividade (53,7), na contratação de novos empreendimentos e serviços (51,7) e na intenção de investir (46,6 ante 45,9).

 

 

Evolução mensal da Indústria

Os resultados da Sondagem Indústria da Construção CNI/CBIC/FIERN, realizada entre os dias 4 e 12 de junho de 2024, mostram que o indicador do nível de atividade se manteve estável em 47,7 pontos em maio 2024, abaixo, portanto, da linha divisória de 50 pontos, revelando que o setor está desaquecido pelo quinto mês seguido (valores abaixo de 50 pontos indicam atividade em queda), embora venha atenuando perdas desde fevereiro. Mesmo em recuo, é importante relativizar que o indicador do nível de atividade está 5,1 pontos acima do valor registrado em maio de 2023 (42,6 pontos) e permanece 4,1 pontos superior à sua média histórica (hoje em 43,6 pontos).

O indicador de evolução do número de empregados também ficou praticamente estável ao recuar 0,1 ponto em maio, passando 52,3 para 52,2 pontos, e ao continuar acima da linha divisória de 50 pontos, mostra aumento no emprego em relação ao mês anterior. Na comparação com maio de 2023, o índice avançou 5,9 pontos (46,3 pontos).

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias