Aumento real dos preços de produtos durante a pandemia é muito acima da inflação oficial

02 de Agosto 2021 - 10h52

O aumento nos preços de diversos produtos impacta diretamente a população e durante a pandemia isso se tornou mais evidente. O “Estudo Sobre Variação de Preços dos Produtos na Pandemia”, realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), analisou o preço de 40 produtos e mostrou que a variação média de preços foi de 29,04%, o que representa 22,94% acima da inflação oficial. O produto com maior variação de preço foi um dos essenciais na cesta básica do brasileiro, o arroz, que teve um índice de aumento de 122,97%.

Outros produtos que apresentaram diferença significativa foram a carne bovina, com 71,94%, a farinha de mandioca, com 67,16%, a esponja de aço, com 64,91%, a calça jeans, com 62,91%, o etanol (álcool combustível), com 55,39%, e o açúcar, com 53,18%.

“O aumento real dos preços está muito acima da inflação oficial. É uma grande diferença que gera muito impacto para a população, ainda mais neste momento de instabilidade, criado pela pandemia. Se considerarmos a média dos 40 produtos analisados no estudo são quase 23% de diferença, mas alguns itens ficam bem acima dos 50%. Apenas quatro produtos ficaram com a variação de preço menor que o IPCA do período, sendo eles: areia em pacote de 20 kg, remédio para azia, cueca e o jogo de tabuleiro Perfil 6”, explicou o presidente executivo do IBPT, Dr. João Eloi Olenike.

Na tabela abaixo é possível visualizar um comparativo dos produtos que mais se destacaram, com variação de preço acima e abaixo da inflação oficial.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias