Busca por fugitivos deixou RN sem helicópteros e impedido de socorrer vítimas de enchente
Usados incansavelmente durante as buscas aos fugitivos do presídio federal de Mossoró, os helicópteros do Governo do Rio Grande do Norte acabaram apresentando problemas e, neste domingo (31), não puderam resgatar jovens que estavam ilhados em uma pedra na cidade de Assú, durante a cheia do rio. O caso foi destacado no Meio Dia RN, com BG, nesta segunda-feira (1º).
A análise se baseia no fato de que, oficialmente, a Secretaria Estadual de Segurança Pública informou que os helicópteros do Estado não puderam ser usados no resgate dos jovens porque estavam em manutenção - veja a nota ao final do post. Com isso, o Corpo de Bombeiros Militar precisou usar botes e cordas para salvar o grupo após mais de 5 horas ilhados no rio.
Apesar de atualmente apresentarem problemas, os dois helicópteros foram utilizados incansalvemente nas buscas a Deibson Cabral Tatu e Rogério Mendonça Martelo durante o "auge" das buscas a dupla que fugiu do presídio federal de Mossoró, ainda no dia 14 de fevereiro. As aeronaves foram as primeiras a chegar a região da divisa com o estado do Ceará, e chegaram a fazer sobrevoos também em Mossoró e Baraúna, em busca dos fugitivos.
HELICÓPTEROS EM MANUTENÇÃO
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social esclarece que os dois helicópteros do Governo do RN encontram-se em manutenção. Ambos apresentam problemas distintos, identificados nos últimos dias.
O Potiguar 01, modelo Esquilo/Helibras, tem uma anormalidade em uma das pás (hélices), que precisará ser enviada para a fábrica, da Helibras, na cidade de Itajubá, em Minas Gerais.
Já no Potiguar 02, modelo Koala/Leonardo, foi identificada uma pane elétrica no start-gerador. A insistência em sua utilização pode causar a queima da turbina. Neste caso, os engenheiros da fábrica Leonardo, que fica na Itália, virão ao Rio Grande do Norte nos próximos dias.
Ambas as aeronaves devem voltar a operar na maior brevidade possível.
Havendo necessidade de uso, a PRF já colocou um de seus helicópteros à disposição do Governo do RN. A aeronave está no pátio da PRF, no Recife, em Pernambuco, e nesta segunda-feira (01/04) pousará em Mossoró. Uma segunda aeronave do Corpo de Bombeiros de Pernambuco também está de sobreaviso para deslocar ao Rio Grande do Norte, caso seja acionado.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado