Caixa cancela exposição que mostra Bolsonaro defecando em bandeira

24 de Outubro 2023 - 11h13

A Caixa Econômica Federal decidiu cancelar uma exposição à mostra em Brasília que trazia artes políticas, como uma ilustração de Jair Bolsonaro (PL) defecando na bandeira do Brasil. A exposição “O grito!” contava com uma obra chamada “Bandeiras”, que tinha ainda Paulo Guedes, Arthur Lira (PP-AL) e Damares (Republicanos-DF) dentro de uma lixeira com as cores do país.

O banco divulgou, em nota, que identificou na mostra “manifestação com viés político-partidário”. A exposição foi patrocinada dentro do Programa de Ocupação dos espaços da Caixa Cultural 2023/2024, modelo de seleção pública para projetos culturais, e esse tipo de manifestação fere as diretrizes do programa.

Além de cancelar a mostra, que iria de 17 de outubro a 17 de dezembro, a Caixa informou que vai apurar as “responsabilidades pelos órgãos internos”. Políticos e influenciadores de direita também reagiram e pediram punições. Bia Kicis (PL-DF), por exemplo, protocolou três requerimentos sobre o tema na noite desta segunda-feira (23).

Eles pedem a convocação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para “prestar esclarecimentos acerca do evento”, o depoimento da Presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, e da Superintendente Nacional de Patrocínio, Eventos e Promoção da Caixa, Ana Luiza Fraga, e solicitam ao Tribunal de Contas da União que fiscalize os gastos e as eventuais irregularidades do patrocínio com a mostra.

A obra “Bandeiras” conta com várias flâmulas do Brasil modificadas para fazer referência a temas polêmicos, como discussões sobre aborto, drogas e censura. Há uma bandeira do país com a folha da maconha ao centro, outra totalmente rosa com a frase “manda nudes” e uma com as cores do partido nazista, mas com um símbolo de proibido e o número 22 no meio, fazendo referência à dezena de Bolsonaro na urna nas últimas eleições.

Na arte do ex-presidente defecando na bandeira, ele está agachado e com o celular na mão. A exposição “O Grito!” foi divulgada como uma mostra que propõe reflexão sobre os 200 anos de Independência do Brasil. Ela contava com obras de vários artistas visuais brasileiros. A obra “Bandeiras” é da artista Marília Scarabello, que coleciona imagens de bandeiras do Brasil manipuladas desde 2016.

A Caixa cita que ela faz “releituras da bandeira brasileira que retratam os mais diversos imaginários acerca do Brasil, com variadas manifestações de pensamento”.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias