Campeão Mundial de JJ, Silvio Júnior vence também um dos principais eventos de lutas sem kimono do mundo
Em reta final de recuperação de lesão no ombro, o potiguar Silvio Junior, 12 anos, aumentou sua coleção de feitos importantes neste último final de semana. Atual campeão do Mundial de Abu Dhabi World Pro UAE de Jiu-Jitsu Kids, ele disputou e venceu o ADCC Natal 2023, apontado como a maior competição de Grappling (luta sem kimono) do mundo. O torneio foi realizado no Ginásio Nélio Dias, em Natal, no domingo (8).
“Estou transbordando de alegria! Consegui mais um dos meus objetivos principais na carreira ao ser campeão de uma das mais difíceis e respeitadas competições do mundo, que é o ADCC Natal. Tive o prazer de treinar e competir com atletas kids consagrados mundialmente num evento de alto nível técnico, com estrutura de qualidade e organização”, comemora Silvio Júnior.
O ADDC (Abu Dhabi Club Combat) criado pelo Sheik Tahnoon Bin Zayed, é o maior evento do Mundo na modalidade Grappling (lutas agarradas). É apontado como o segundo maior torneio internacional de artes marciais, ficando atrás apenas do UFC. É um torneio com transmissão para vários países e que se destaca pela organização impecável. A edição de Natal contou com a presença de vários campeões mundiais como Daniel 220, Laysla Dias, Julinho Martins e o próprio Silvio Júnior.
“Foi uma oportunidade incrível para a nova geração do Jiu-jitsu potiguar e para Silvio Júnior. Como pai, estou feliz com o desempenho dele, principalmente pela forma como foi. Ele vem na reta final do tratamento de uma lesão no ombro e passou a semana anterior tomando medicação, na fisioterapia. Ele tava inscrito no ADCC, mas eu já tinha me conformado que ele não iria lutar. Quando chegamos lá que ele se deparou com a grandiosidade do evento, conversou com o técnico, comigo e decidiu lutar. Resultado, venceu tudo e foi campeão”, festeja Silvio Romero pai.
Silvio Júnior é atleta da Grow Association (Associação para Crescer), que é um projeto esportivo financiado pelo Programa RN + Esporte, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Além de Silvinho, a Grow também mandou outros dois atletas Kids para o ADCC. Davi Vieira que foi terceiro lugar e ficou com a medalha de bronze, e Hyanrri Santos, que não medalhou. Ambos tem 14 anos.
“Mais uma vez saímos de uma competição com sentimento de realização e estou ainda mais feliz por esses resultados em um torneio dessa envergadura. A chegada do ADCC à Natal foi uma surpresa pra nós do Nordeste e até mesmo do Brasil. O evento trouxe uma nova roupagem para o nosso Jiu-jitsu e a escolha de Natal, mesmo surpreendente, não se deu apenas pela nossa localização geográfica, mas principalmente por sermos um grande celeiro de atletas renomados no Brasil e no Mundo”, destaca Tutu Calixto, professor de jiu-jitsu e coordenador técnico do projeto.
Passada a euforia pelo ADCC, as atenções da Grow Association se voltam agora para o Khan Fight. Maior campeonato de lutas casadas do Brasil. O evento será próximo dia 22, em João Pessoa, na Paraíba. A delegação será composta de 30 atletas kids e novamente terá o apoio do Governo do Estado por meio do Programa RN + Esportes.
GROW ASSOCIATION
O trabalho da Grow Association (Associação para Crescer) começou em janeiro de 2023 com dez atletas Kids de várias cidades potiguares e tem como propostas centrais o desporto participativo, a inclusão social e a educação por meio do Jiu Jitsu. O público alvo inicial são crianças e adolescentes dos 6 aos 16 anos. O projeto oferece treinamentos adequados, equipe multiproprofissional e suporte metodológico para competirem em alto rendimento. Além disso, também disponibiliza logística para competições locais, regionais, nacionais e internacionais.
Após ser contemplado pelo Programa RN + Esporte, o número de beneficiados pelo projeto pulou de 10 para 40 meninos e meninas de várias cidades do Rio Grande do Norte. Mas até o final do ano, a meta é chegar aos 50 jovens.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado