Campeonato Potiguar começa hoje: O que o torcedor precisa saber

10 de Janeiro 2023 - 08h37

O Campeonato Potiguar terá seus primeiros pontapés nesta terça-feira (10). Quem abre a competição é o atual campeão, o ABC, contra o Força e Luz. O vice, América, entra em campo apenas na quarta-feira (11), contra o Potyguar de Currais Novos.

A partida do ABC acontece às 19h30, no estádio Frasqueirão. Já o alvirrubro, disputa a primeira partida na Arena América, ainda no impasse da apresentação de laudos para a Federação Norte-Rio-Grandense (FNF) para poder ter a presença de torcida.

Os demais jogos serão entre Santa Cruz de Natal contra Potiguar de Mossoró, no estádio Frasqueirão, na quarta-feira, às 15 horas. O outro jogo é por conta de Globo e Alecrim, no Barrettão, também às 15 horas, na quarta. 

Como deve jogar cada equipe?: 

ABC

Fernando Marchiori deve manter o esquema do ano passado, em 4-1-4-1 / 4-3-3 ou o que preferirem, mas tento laterais mais construtores e dois homens de meio que avançam por dentro, com características diferentes, com pontas de muita entrega física ocupando os corredores.

Esse time, no ataque, fica praticamente em 2-3-5 e se defende em 5-4-1, com o ponta do lado atacado descendo até a linha de defesa para criar volume. Seguindo o ano passado, o time tem um estilo de jogo mais posicional. As peças desse time titular devem mudar no primeiro jogo.

Destaque do time: Fábio Lima (ponta-direita). Principais reforços: Paulinho Moccelin (atacante), Matheus Anjos (meia), Márcio Azevedo (lateral esquerdo), Simão (goleiro) e Daniel (volante).


AMÉRICA

Leandro Sena manteve a base de 2022 no time titular. Uma equipe bem móvel, que joga com aproximações pelo meio e tem jogadores mais "livres", montando um time bem assimétrico pelas movimentações em campo.

Dos laterais, Luiz Paulo é quem avança mais, enquanto do outro lado, Allef sustenta e Iago é quem usa a ponta. Araújo avança por dentro, com Elvinho flutuando por todos os lados do campo e Téssio jogando como um meia esquerda. O Tanque participa da construção e da finalização das jogadas.

Destaque do time: Wallace Pernambucano (centroavante). Principais reforços: Luiz Paulo (lateral esquerdo), Norberto (lateral direito), Rafinha (volante) e Ítalo (centroavante).


POTYGUAR DE CURRAIS NOVOS

Time com a cara de Eugênio, que fez bom estadual pelo Força e Luz em 2022. Reuniu bons valores do estado, como o experiente volante Ramon e dois laterais jovens e bem ofensivos: Ketson e Azul. Judson volta ao time e Felipinho é o "armador livre".

Com Amilcar de um lado e Jefinho do outro, o Potyguar terá dois pontas que gostam de trazer o jogo para dentro e são mais habilidosos do que velocistas, criando um volume por dentro e deixando as pontas para os laterais avançarem. Madson ou Cambalhota seriam a referência de 9.

Destaque do time: Jefinho (ponta direita). Principais reforços: Ramon (volante), Madson (centroavante), Amilcar (ponta esquerda), Jefinho e Ketson (lateral direito).


POTIGUAR DE MOSSORÓ

Esse time me impressionou contra o CSA. Joga em um 4-3-3 bem móvel e super ofensivo, com vários jogadores avançando. O volante Azevedo não sobe e dá liberdade para Márcio Mossoró ser a mente do time, buscando a bola para criar as jogadas, mais pela direita.

Os laterais avançam bastante, enquanto os pontas caem mais para dentro, como opção perto da área e são bem ágeis. O volante Romeu avança praticamente como uma opção na área, estilo box-to-box. Falta definir o último nome. Pedro Pires e Igor Potiguar disputam a vaga de "9".

Destaque do time: Márcio Mossoró (meia). Principais reforços: Paulo César (zagueiro), Marquinhos Taipu (meia), Wilson Potiguar (ponta direita) e Pedro Pires (meia atacante).


SANTA CRUZ

Nesse ano, o Santa trouxe um time bem diferente. Bebeto é a peça-chave da equipe, sustentando a saída de bola como primeiro volante. Rony e Pablo são laterais bem ofensivos. Hítalo, ex-Globo, deve ser o armador, jogando mais avançado do que o habitual.

Os pontas invertem bastante de lado durante a partida. Michel Potiguar e Pedro Careca podem ser os titulares, mas ambos com característica de trazer a bola para dentro para finalizar ou construir chances. Ruan é um centroavante mais "pivô" e bom cabeceador.

Destaque do time: Bebeto (volante). Principais reforços: Bebeto, Arthur Henrique (zagueiro), Michel Potigar (ponta esquerda) e Ruan (centroavante).

Ainda não há informações o suficiente sobre Alecrim, Globo e Força e Luz.

Arbitragem:

A arbitragem já foi definida para a primeira rodada. Quem apita no primeiro jogo é um dos destaques do Campeonato Potiguar de 2022, Tarcísio Flores da Silva, que é do quadro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

ABC FC x Força e Luz
A. Tarcísio Flores da Silva - CBF
A1. Jean Márcio dos Santos - CBF
A2. Lorival Cândido das Flores - CBF
4º. Hudson Lopes Concentino - CEAF

América/RN x Potyguar CN
A. Leonilson Fernandes Trigueiro - CBF
A1. George Ítalo Antas Nogueira - CBF
A2. Reinaldo de Souza Moura - CBF
4º. Carlos Alberto de Berto - CEAF

Globo x Alecrim
A. Moisés Estevão de Moura Lima - CBF
A1. Francisco de Assis da Hora - CBF
A2. João Henrique Queiroz da Silva - CBF
4º. Mateus de Lima Dantas - CEAF

Santa Cruz de Natal x Potiguar de Mossoró
A. Caio Max Augusto Vieira - CBF
A1. Flávio Gomes Barroca - CBF
A2. Luís Carlos de França Costa - CBF
4º. Rogério Messias de Araújo - CEAF
 

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias