Para algumas pessoas, é bater e valer. Tomar café é sinônimo de vontade de ir ao banheiro. Mas, por que? O site Go Outside trouxe a seguinte explicação:
"Toda vez que você come, seu estômago se estende para acomodar a comida e envia um sinal para o cólon, como um alerta de que para entrar comida, tem que sair alguma coisa para liberar espaço. Esse processo se chama peristaltismo. São contrações musculares em todo o intestino que movimentam a comida através do sistema. O café acelera esse processo.
Além de acelerar essas contrações, a cafeína também faz com que os músculos do cólon relaxem. Pronto: vontade irresistível de ir ao banheiro. Aliás, é por toda essa movimentação que algumas pessoas têm refluxo ácido quando bebem cafeína. Contudo, nesse caso, é o esfíncter do esôfago inferior que relaxa e leva ao refluxo.
Além da cafeína, a natureza ácida da bebida faz com que o corpo produza mais bile (o tipo de substância amarga e alcalina que faz seu estômago se agitar), que pode se acumular em seu intestino. O excesso de bile, portanto, é o motivo de algumas pessoas terem diarréia após beber café.
E há algo a fazer para parar de fazer cocô depois de tomar café?
Beber menos café é a resposta mais óbvia. Afinal, menos cafeína significa menos efeito laxativo. Essa também é a razão pela qual você nem sempre experimenta o mesmo efeito com refrigerante ou o chá, que tendem a ter níveis mais baixos de cafeína.
Mas se você simplesmente não consegue abandonar o café, mude o tipo de café que você consome. No expresso, por exemplo, a água fica em contato com o pó de café menos tempo, então tem menos cafeína.
Então eu tenho que cortar a cafeína?
Bom, fazer cocô depois de beber café realmente te incomoda tanto assim? Se a resposta for sim, vá em frente e tente cortá-lo. Mas tomar café e precisar fazer cocô logo depois não é um problema fisiológico. Inclusive muita gente usa o café para dar aquele empurrãozinho em um intestino preguiçoso.
Inclusive, uma boa notícia é que não há problemas a longo prazo associados a tomar uma xícara de café como meio de conseguir ir ao banheiro.
Contudo, se você tiver um trato digestivo sensível ou com algum problema digestivo, como a síndrome do intestino irritável, talvez seja necessário dispensar café para ajudar a aliviar seus sintomas".
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado