Curtinhas: ABC volta à vice-liderança, Hugo tem dia de herói e a seleção de Tite

29 de Maio 2022 - 22h28

ABC volta à vice-liderança

Vi melhores momentos de dois jogos da Série C. Dois que enfrentam o ABC nas próximas rodadas. O Botafogo, que venceu o Volta Redonda, fora de casa, 1 a 0; e Botafogo/SP, bem melhor que na partida contra o ABC, diante do Mirassol, que joga em Natal na décima, no empate de 2 a 2 diante do Botafogo/SP fora. Pelo que vi do Belo, se o ABC tiver uma proposta de jogo corajosa, articulada e vertical tem chance sim de vencer, mesmo atuando no Almeidão. O Nível do Mirassol é melhor, isso me pareceu evidente comparando os dois duelos. Vamos ver. Com o complemento da oitava rodada, o alvinegro potiguar caiu uma posição. O Mirassol volta a liderar, mas com apenas um ponto de vantage, 17 a 16. Dois times vêm reagindo na competição e me preocupam: Vitória da Bahia e Figueirense. O Leão baiano estava lá embaixo e já aparece na 12ª posição, com 10 pontos. Vejam, somente sete de diferença do líder. A tradição de ambos pesa muito. Um time que caiu me surpreende, o Campinense. Por tudo que vejo, rivais como o Botafogo, com todo respeito, o ABC tem que vencer, e fora.

"Virada de conduta"

O Corre-corre de ontem, só hoje tive tempo de ouvir a entrevista concedida pelo treinador João Brigatti, após o empate de ontem diante do Icasa, 1 a 1, no Romeirão, em Juazeiro. Somar um ponto só foi ruim diante da situação de classificação, mas bom no quesito crescimento da equipe, mesmo que os torcedores não enxerguem assim, a maioria. Ele elogiou a "virada de conduta" do time, lamentou a falha do gol, individual, mas acontece, e destacou o crescimento da equipe no segundo tempo, nas chances de gols criadas. O time buscou a vitória, ele afirmou, pelo que vi, concordo. Pontuou que no returno a obrigação de vitória é total, mas acredita no seu grupo. Eu diria que também creio. No complemento da rodada que fechou o "turno", a equipe potiguar caiu para a sexta posição, com 10 pontos.

Golaço de Maike Van-Van

O Retrô goleou o São Paulo Crystal de 4 a 1, de virada, partida realizada no Almeidão, estádio neutro. Todo mundo apostando num Retrô voando baixo...que nada! Gols de bolas alçadas na área, duas em chutes de longe. O América se tivesse jogado o mínimo também teria goleado. Um registro que certamente vai doer nos torcedores rubros. Maike Van-Van, agora só Maike, fez o cruzamento para o primeiro gol e marcou, quase do meio-campo, um golaço por cobertura, um dos mais bonitos de todas as as séries neste domingo. E o América já trouxe quantos alas esquerdos que não vingaram? Futebol de cegos. Maike é do Bahia e está emprestado, mas foi cria das bases do time natalense que não o aproveitou e, confesso, nem sei o que o clube recebeu na negociação.

Marchiori e Moacir

Lá vou eu irritar os "assessores de imprensa" do ABC. Gente, sabe o que notei? O Marchiori é igual ao Moacir Júnior num ponto. Os dois gostam de elogios, de loas, ao seu time e ele, assim como o outro, quer o repórter "lavantando a bola para ele bater". Não, Marchiori, papel de repórter é outro. Disse ontem no meu comentário e repito aqui na minhas curtinhas de domingo voltando a elogiar o trabalho do meu colega Mállyk Nagib. O ABC jogou muito bem, parabéns a todos e a você também, mas é preciso sim levar em consideração que o Brasil de Pelotas, até agora, tenho certeza, foi o time mais fraco que o alvinegro enfrentou. Basta comparar com o grau de dificuldade, arrisco dizer, já na partida do sábado (4), diante do Botafogo/PB.

Ainda de Wallyson

Assunto Wallyson não vai morrer tão cedo, e nem deve. Ele é o jogador mais bem pago do ABC, ídolo da torcida, não pode, com contrato em vigor, ficar sem jogar sob alegação de "apuro da forma física", ainda mais quando a própria equipe já disse que ele está entre os cinco melhores condicionamentos do grupo. Vejam a incoerência. Na entrevista de Mállyk com Marchiori, o desagrado do treinador em falar no assunto, já o diretor de futebol falou que o atacante não estaria no melhor de sua forma para jogar pelos lados do campo, que seria a preferência do atleta. São três semanas agora, e se o Mago voltar, acredito, já vai sentir falta de ritmo e mais prejuízo para todo mundo.

Globo sem vencer

Segue a via crucis do Globo. Meus amigos já são sete jogos, encerrou o "primeiro turno" sem vencer. E foram cinco derrotas e dois empates. Na tarde deste domingo o equipe de Ceará- Mirim  recebeu o Sousa, no Estádio Barretão, e o placar ficou no irritante 0 a 0. O Águia amarga a lanterna, enquanto o Sousa continua no G-4, na terceira colocação.

Palmeiras e os exageros

Assisti, dessa vez não ouvi dizer. Jogo ruim de doer Santos x Palmeiras. Melhorava um pouco quando Veiga ou Scarpa pegavam na bola. Veiga perdeu um pênalti, dois em 28 cobrados, e depois saiu o gol da vitória verde, marcado contra, mas creditado ao Gustavo Gomes. A bola desviou na cabeça do menino Lucas Pires e tirou João Paulo da bola. Depois do gol, acreditem, o Caio Ribeiro, distribuidor de elogios, comentarista da Globo, abusou de tecer loas ao Palmeiras, descabidas pelo futebol ruim até então apresentado. Para completar, antes, tinha elogiado o crescimento tático-defensivo das equipes do futebol brasileiro. Com o apoio deles, o futebol do Brasil desce mesmo a ladeira.

Dia de Hugo

O futebol é mesmo um esporte incrível e para poucos. O vilão preferido, alvo dos haters, por coincidência ele também é negro e vem de família pobre e das bases do Flamengo. Falo de Hugo. Vaiado nas partidas anteriores ele calou o Maraca e arrancou aplausos em pelo menos quatro defesas espetaculares que garantiram a vitória de virada d rubro no clássico. O Flamengo venceu o Fluminense de virada por 2 a 1, na noite deste domingo, no Maracanã, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Após Cano abrir o placar aos 10 minutos do primeiro tempo, o Rubro-Negro conseguiu a virada com gols de Andreas Pereira e Gabigol, um em cada etapa. Com o resultado, o time de Paulo Sousa encerrou um jejum de cinco jogos sem ganhar do rival. Para mim, continua devendo e está muito longe de render o que pode, e deve, pelo plantel excelente que tem.

Comentarista de três dias

O danado é que tem que escute o Renato Maurício Prado, muita gente e, pior, dando crédito aos absurdos que coloca. Trabalhando notadamente contra a atual direção ele quase que deixa transparecer sua torcida por derrotas do Flamengo de Paulo Sousa. Deve ser viúva de Jesus, o que não impediu que divulgasse confidência feitas num encontro de "supostos" amigos. Ele é o representante fiel do que Renato Gaúcho chama de "comentaristas de três dias". O Hugo que não servia nem para ser reserva já é elevado à condição de semideus. Ele só tem razão porque esse time do Paulo Sousa realmente não vai longe. Fico me perguntando quem é pior colunista do futebol do Brasil? São tantos os candidatos...Sobre o Hudo, antes de hoje, eu nunca vi o RMP dizer que ele tinha boa técnica, elasticidade ou qualquer outra qualidade. O motivo? Eles não enxergam.

Dá para vencer a Coreia do Sul...

Vi numa matéria do UOL que a seleção de Tite começa a definir o "esqueleto". Os treinos já ocorrem em Seul, na Coreia do Sul, e já tem o sexteto de defensores. Daniel Alves, Thiago, Marquinhos, Alex Sandro, Fred e Bruno Guimarães. Quer dizer, Danilo, do Palmeiras, foi convocado para jogar 15 minutos, talvez. Na frente um quarteto formado por Neymar, Paquetá, Jesus e Richarlison. Dá para ganhar a Coreia do Sul, dá sim para enganar. Tite ainda tem mais três treinos até o jogo. O Brasil encara a Coreia do Sul no dia 2 de junho, em Seul, e depois viaja para Tóquio, onde encara o Japão no dia 6 de junho.

EDMO SINEDINO

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias