Curtinhas: Machadão, todas as séries e a seleção

05 de Junho 2022 - 21h53

Machadão (foto)

No dia 4 de junho de 1972, há 50 anos, o estádio João Cláudio Vasconcelos Machado, O Machadão, era inaugurado na cidade do Natal.Foram muitas alegrias vivenciadas no “Poema de concreto”. 
Fui ver hoje a postagem no twitter do América, ontem que o clube festejava 24 anos da conquista da Copa do Nordeste. Muitos fatos memoráveis, tenho duzentas histórias belas sobre nosso estádio derrubado, mas nos últimos dias com o noticiário sobre o Alecrim, tenho lembrado do ano de 2009, quando torcedores de ABC, América e Alecrim se juntaram, em linda corrente, para torcer pelo acesso do meu Verdão. Inesquecível! Aproveito para dizer, sempre, da minha revolta e arrependimento por ter apoiado sua demolição. Nunca vou me perdoar por isso.

Papão passa o ABC

No complemento da rodada da Série C todos nenhum dos visitantes perdeu. Foram três vitórias - São José 2 a 1 na Aparecidense, Volta Redonda 2 a 1 Vitória, Paysandu 2 a 1 Ferroviário. O Voltaço freou a reação do Leão, jogo no Barradão, enquanto o Papão da Curuzu tomou a vice-liderança do ABC. Agora, acho, vão entender porque eu disse que o time de Marchiori precisava ter aproveitado para vencer no Almeidão...afinal, estava quase em casa, pois a Frasqueira deu show e presença.

Globo perde de novo

Pois é meus amigos, para variar o Globo perdeu mais uma na Série D do Brasileiro. Já me faço a pergunta: será que o time de Ceará-Mirim vai encerrar essa primeira fase, 14 jogos, sem vencer. Para piorar a situação, sua derrota ainda prejudicou o América, que caiu da terceira para a quarta posição. Vergonhosa a temporada do Águia. Nem dá mais para sequer sonhar com algum tipo de reação. O interessante é que nem são derrotas acachapantes, sempre ali, brigando, um golzinho. Neste domingo, no Marizão, a derrota foi de virada. Wendi abriu o placar, aos 12, mas o Souza virpu, tentos aos 16, logo depois, e virada aos 52.

Trairagem de Paulo Sousa

Já escrevi sobre o Flamengo, derrota para o Fortaleza. E não tenho dúvidas que a culpa maior dos tropeços da equipe são do treinador Paulo Sousa. Ele, faz tempo, perdeu a mão, como se diz, e dá para notar que o plantel não está com ele. E para completar, após a derrota, ainda sacode toda a culpa nos jogadores. Tenho certeza todos querem vê-lo pelas costas. Veja o absurdo que ele falou após partida: "Analisando bem o que nos aconteceu, sem dúvida, todas as decisões individuais foram erradas. Todas. Coisas simples, quase sem pressão, precipitação, passes que deram a oportunidade ao nosso adversário no primeiro tempo".

Esperava mais

Horror, onze dentro da área em falts cobrada pelo Atlético Mineiro contra o Palmeiras. Foi o primeiro lance que vi. O zero a zero me criava expectativa de críticas numa partida de duas equipes que estão entre as melhores da América do Sul. Mas foi bom o jogo. Mas, evidente, deveria ser melhor pelos motivos acima. Veiga, melhor jogador atuando no Brasil, se machucou no início da partida, e isso certamente atrapalhou o Verdão. De ataque o Abel Ferreira, me parece, não entende muito.

O Flu de Felipe Melo

O Fluminense perdeu duas partidas em sequência. E o tricolor vinha muito bem. O que aconteceu? A volta de Felipe Melo ao time. Ele entrou nos dois últimos reveses e, como sempre, para fazer consusão, faltas, tomar cartão, ver a bola passar entre suas pernas, não ter atitude nenhuma e ainda provocar torcedores adversários. Hoje, na Serra Gaúcha, derrota para o Juventude, foi chamado de "bandido"pela torcida por conta de sua violência em campo. Respondeu como sabe: fazendo gestos de armas, bem a sua cara. Fico sem entender como uma equipe de futebol contrata um perna de pau confuzeiro desses. Se ao menos fosse um bom jogador...

Corinthians reassume ponta

O Corinthians com seu futebol pouco atrativo, em que os melhores jogadores, estranhamente, não conseguem render o que sabe, venceu o Atlético/GO, acho que o resultado mais justo seria empate, e reassumiu a liderança na partida de sábado, e termina assim a nona rodada, já que Palmeiras e Atlético Mineiro, confronto diretor, quem vencesse seria líder, terminou empatado sem gols.

Inter volta a vencer

E o Internacional enfim voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Neste domingo (5), em compromisso válido pela 9ª rodada, o Colorado deu fim a uma sequência de cinco empates seguidos e venceu o Red Bull Bragantino por 2 a 0, no Nabi Abi Chedid. Os dois gols, marcados por Jhonny e Carlos De Pena, respectivamente, só saíram nos acréscimos do segundo tempo. Com Mano Menezes no comando eu achava que as vitórias ainda demorariam mais a chegar.

Série B

Cruzeiro, Sport e Bahia venceram seus jogos. Vasco e Grêmio empataram em jogo horroroso, portando só uma troca de posição, mas o G4 continua inalterado. O Time de Ronaldo Bujão na liderança folgada, 25 pontos, seguido agora do Bahia, 19, depois vem o Sport, 18, e o Vasco fecha com 18, perde a posição no número de vitória. Temos dois nordestinos na parte de cima da tabela e nenhum no Z4. Que com! O time da Cruz de Malta está sem treinador, Zé Ricardo recebeu proposta e foi para o outro lado do mundo. Fala-se em Renato Gaúcho, será?

Tite faz mudanças

O Brasil terá, na manhã desta segunda-feira, 7h20h, em Tókio, diante do Japão, o quarteto ofensivo formado por Raphinha, Lucas Paquetá, Neymar e Vini Júnior. Sem referêcia. Sai Richarlison para a entrada de Vini. Tite também fará mudanças na defesa. Saem o goleiro Weverton, entra Alison; Militão na vaga de Thiago Silva e Guilherme Arana para Alex Sandro. Permanecem na equipe Casemiro e Fred, dupla que parece imexível. Assim vai ser o time: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Éder Militão e Guilherme Arana; Casemiro e Fred; Raphinha, Lucas Paquetá, Neymar e Vini Júnior.

Os "shows" da Argentina

Para encerrar minha coluninha de curtas deste domingo, destacando a festa dos argentinos por suas últimas duas vitórias contra as poderosíssimas seleções da Europa - Itália e Estônia, as duas fora da Copa. 5 a 0 na últim, Messi marcando todos os gols. Sabe aquela pelada que termina quando o time marca dez gols, era o que parecia. A Estônia um time de pelada de rua. Comemorem bastante, argentinos, quero vocês bem arrogantes para a Copa.

ES

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias