Curtinhas: esboço e novo ABC, núcleos de base, desligamentos injustos, Ayrton Lucas, Rubinho e mais

14 de Junho 2023 - 23h15

Núcleos de base

O América vai criar núcleos para captação de jovens valotes. Medida acertadíssima no projeto que visa chegar a conseguir o certificado Fifa de formador. Claro, é preciso todo o cuidado com os profissionais que vão trabalhar no projeto, e o clube já dispõe de alguns nomes que têm experiência e qualificação para tal, agora, é tão somente oferecer condições de trabalho. No projeto, esclarecido por Pedro Weber, chefe executivo do América/SAF, serão captados atletas fora de nosso Estado e também aproveitando os que não passaram em testes em clubes da Série A, logicamente mais seletivos, mas que, não raro, deixam escapar grandes valores. Basta ver o exemplo do Hendrick, que teria passado despercebido no São Paulo e do segundo volante Breno, que passou pelo ABC foi para o Palmeiras e está no América Mineiro jogando muito.

Esboço de formação

O técnico Allan Aal, segundo apurou o repórter Rodrigo Ferreira, mesmo com o treino às portas fechadas, já está trabalhando no esboço de uma formação que, pode eventualmente, contar com atletas importantes como Wallysson, Matheus Anjos, Thonny Anderson e Lucas Tocantins. Ele também trabalhou posicionamentos. Imagino a diferença que ele já deve estar observando ao comparar as finalizações do Mago, por exemplo, com Welliton, De Paula (que já foi) e outros que atrapalharam o time nos últimos jogos da Série B. Evidente para todo mundo que acompanha o futebol que a situação do ABC é de muita dficuldade, mas renasce sim a esperança de melhores resultados.

Desligamento

O América deve iniciar, talvez já o tenha feito, o processo de desligamento de alguns jogadores. Pelo que podemos deduzir, levando em conta o não aproveitamento sequer no banco de reservas. Atletas como Iago, Téssio e Rômulo, já treinando em separado, estão fora. Eu não dispensaria nenhum deles. Estou falando somente sobre desempenho em campo, fora não sei. Edson Silva, o goleiro Everton, também não abriria mão dos dois. O ala Matheus Ludke, além do atacante Frank, apesar do Thiago ter insistido bastante com ele, atribuindo importância tática que não vi, creio que saem, são fracos. Mais algum atacante deve sair, talvez o Kaio Nunes, que não deu resposta. Fico me perguntando sobre Araújo e Allef, dois bons jogadores táticos e técnicos que estão esquecidos. O mais esquisito para mim é que não vi nem Rodriguinho ou Vini Guedes jogar mais que eles.

Quem fica, quem chega?

Aproveito o levantamento feito pelo meu colega da 96 FM, Rodrigo Ferreira, em seu twitter, e, sem contar com os garotos da base, o ABC tem 33 jogadores no seu elenco, sendo 31 disponíveis e 2 em recuperação de cirurgias- Daniel e Walfrido. Ele já apurou que novas peças vão chegar na janela, claro, indicados pela nova comissão técnica. Os alas Alemão e Gedeilson, quem fica e quem sai? No meio-campo, Hebling, Bruno Lima, Jean Patrick não acredito que permaneçam. Wallace, Ramon e Wellington Reis, sim. Meias o alvinegro só tem dois, Anjos e Thonny. No ataque, com a chegada de Wallyson e Paulo Sérgio, mesmo assim, provável que mais gente venha, devendo sobrar para Todinho, Weliton e Maycon Douglas que não têm rendido. Nesta quarta-feira, a equipe oficializou saídas que já haviam sido divulgadas- Léo Ceará e De Paula, mas dois da "conta Marchiori-Cartaxo".

Renan Bragança

O goleiro Renan Bragança, de 25 anos, é mais um reforço que chega ao Alvirrubro para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. Nascido em Porto Alegre/RS, Renan Silva Bragança foi formado nas categorias de base do Grêmio-RS e contabiliza passagens por ASA-AL, ABC, Pelotas-RS, Azuriz-PR e esteve recentemente no futebol português, defendendo o Mafra. Quando passou em Natal, no alvinegro, era conhecido por Renan Dida. O atacante Álvaro também  já trabalha com as novas cores e deixou claro na entrevista concedida que pode jogar de lado de campo, mas que tem atuado como centroavante de referência.

Ao Rubinho, meu abraço

Desde que tive meu telefone roubado, faz tempo, havia perdido o contato com meu amigo, querido amigo, Rubens Lemos Filho. Ontem, diante do quiprocó criado por conta da discussão acalorada que tive com o Dionísio Outeba, e até foi o próprio Gringo que passou meu novo contato, voltamos  a nos falar. E eu achando que ele não tinha mais me ligado, e ele ligando para o número antigo. Conversamos por um bom tempo, papos em dias, opiniões quase sempre convergentes, pois ele, como eu, acredita no jornalismo sério, sem amarras e essa sempre foi, também, a sua marca. Ri quando ele disse que ficou preocupado com minha saúde. Bom, vamos nos encontrar, bater papo e já aceitei, para breve, particpiar de seu podcast. Esse vai ser bom demais!! Obrigado meu querido amigo pelo apoio de sempre.

Ayrton Lucas vai jogar

No primeiro treino com todos os 23 convocados à disposição para os amistosos contra Guiné e Senegal, o técnico Ramon Menezes testou o lateral-esquerdo Ayton Lucas como titular. E foi apenas essa mudança na ala esquerda em relação à escalação no dia anteiror.  A formação: Alisson, Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Ayrton Lucas; Casemiro, Joelinton e Lucas Paquetá; Vini Jr, Rodrygo e Richarlison. Gostei de ver Ayrton como titular, mas ainda tem muita coisa do Tite nesse time. O Brasil fará mais dois treinos antes de encarar Guiné. O duelo será no sábado, às 16h30 (de Brasília), no Estádio Cornellà-El Prat, do Espanyol. Depois, na terça-feira, às 16h, volta a campo contra Senegal, no José Alvalade, casa do Sporting, em Lisboa, Portugal.

Viralatice de Ednaldo

Com relação a essa ideia fixa do Ednaldo Rodrigues pelo Carlo Ancelotti eu só posso classifcar de muita viralatice. O cara já disse mil vezes que só assumiria a seleção brasileira se o "Real Madrid desistisse dele", e isso, claro, não vai acontecer. O Real não é dirigentes por dirigentes ridículos do futebol do Brasil que, por um tropçeo ou outro, trocam de técnico quase de trimestre em trimestre. Está na hora de criar um pouco de amor próprio e definir um novo nome, pois esse tempo perdido já conta, e muito. Trabalho de seleção precisa de tempo, estudo e dedicação total.

Renato humillhado?

Todo mundo sabe que não sou fã do Renato Gaúcho. Para mim, nem de longe, ele tem cacife para treinar uma equipe grande do futebol do Brasil. Mas o que vi esse semana, acho que terça-feira, no GloboEsporte foi ridículo. Uma manchete que dizia assim;" Renato foi humilhado no Maracanã". Claro, os "conhecedores" só enxergam mesmo o resultado de 3 a 0. Ficaram cegos, devem ser flanáticos globais, pois o Imortal criou uma seis situações boas de gols, colocou duas bolas na trave e em vários momentos da partida colocou o Flamengo na roda. O invesrso também aconteceu nessa grande partida que merecia um 4 a 4 e arrisco dizer que mais merecimento pelo volume da vitória gremista.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado