De milionário da tecnologia a premiê de Israel: conheça trajetória de Naftali Bennett
Milionário do setor de tecnologia, Naftali Bennett abriu caminho para se tornar o novo premiê de Israel se posicionando à direita de seu ex-mentor Benjamin Netanyahu.
Bennett lidera o partido Yamina, que defende o ultraliberalismo econômico, a linha-dura contra o Irã e a anexação de quase dois terços da Cisjordânia ocupada, o que dá a seu partido de direita radical muita popularidade entre os colonos judeus.
O ex-empresário, de 49 anos, fez fortuna no setor da tecnologia e entrou na política relativamente tarde.
Desde 2013, o militante do "nacionalismo religioso" ocupou cinco pastas ministeriais. A última, a da Defesa, em 2020, o levou a organizar uma grande mobilização do exército para administrar a crise provocada pela pandemia da Covid-19.
"Uma imagem feita sob medida para um público [israelense] que busca desesperadamente um substituto legítimo para Netanyahu", disse Evan Gottesman, do Israel Policy Forum.
Há dois anos, Netanyahu era considerado politicamente morto mas, embora nas últimas legislaturas — em março— tenha obtido um resultado medíocre, soube jogar suas cartas nas últimas semanas para acabar se tornando um jogador-chave na formação de uma possível coalizão governamental.
Até o momento, Bennett alimentava dúvidas sobre suas intenções, sem deixar claro se daria o golpe final em Netanyahu, no poder desde 2009. Antes disso, ele esteve entre 1996 e 1999.
G1
Foto: GIL COHEN-MAGEN / AFP
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado