Desemprego no Brasil cai a 11,1% no 4º trimestre e termina 2021 a 13,2%, diz IBGE
A taxa de desemprego no Brasil ficou em 11,1% nos três meses até dezembro, um recuo de 1,5 ponto percentual na comparação com o trimestre anterior (12,6%), informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (24).
O resultado para o trimestre veio em linha com a mediana das previsões do mercado, que apontava para 11,2% no período. A notícia é da CNN Brasil.
Já a taxa média anual foi de 13,2%, o que indica uma tendência de recuperação frente à de 2020, pior momento da pandemia, e quando a taxa ficou em 13,8%, diz o instituto. Apesar a melhora, a taxa anual é a segunda maior da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012, e fica acima da registrada em 2019 (12%), período pré-Covid.
“Em 2021, com o avanço da vacinação e a melhora no cenário, houve crescimento do número de trabalhadores, mas ainda persiste um elevado contingente de pessoas em busca de ocupação”, diz a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy, em nota.
“É um ano de recuperação para alguns indicadores, mas não é o ano de superação das perdas, até porque a pandemia não acabou, e seus impactos, ainda em curso, afetam diversas atividades econômicas e o rendimento do trabalhador”, completou.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado