Em município do RN, 10 candidatos a vereador disputam 9 vagas; E para prefeitura, há apenas um candidato
Uma reportagem do Portal Metrópoles apontou os municípios do Brasil onde apenas um candidato a vereador não será eleito, visto que o número de vagas na Câmara é quase igual ao número de pessoas disputando elas. E o Rio Grande do Norte tem um representante nessa lista.
É Riacho da Cruz, no oeste potiguar e com menos de 3 mil habitantes, onde o tabuleiro da política local foi classificado como "incomparável no Brasil". Além do candidato único a prefeito, que é o atual chefe do Executivo em busca de reeleição, Marco Aurélio (PP), a cidade tem 10 candidatos a vereador para as nove vagas disponíveis.
Desses 10 concorrentes, apenas uma pessoa é novata: Jucileide Oliveira (PP), que disputa uma eleição pela primeira vez. Os demais são, exatamente, os nove atuais vereadores que já ocupam as cadeiras da Câmara Municipal e que buscam, portanto, um novo mandato. Riacho da Cruz está sujeita a ter mais quatro anos com a mesma composição política, sem nenhuma alteração.
A disputa eleitoral em algumas cidades do Brasil está mais previsível do que se imagina. Além do recorde de 214 municípios com apenas um candidato a prefeito, as eleições deste ano atingiram também o maior número de locais onde apenas um candidato a vereador sairá derrotado.
Em 13 cidades do Brasil, a próxima formação da Câmara Municipal já está, praticamente, pré-anunciada, pois sabe-se que o número de candidatos tem apenas uma pessoa a mais, em relação ao número de vagas disponíveis. A grande pergunta que circula nesses locais é sobre quem será o único derrotado.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado