O FMI (Fundo Monetário Internacional) elevou a estimativa de crescimento da atividade econômica brasileira neste ano, mas passou a ver desempenho mais fraco em 2023. A informação consta da revisão das estimativas globais em seu relatório "Perspectiva econômica global", divulgado nesta terça-feira (26).
O órgão internacional passou a projetar crescimento do PIB (produto interno bruto), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, de 1,7%, bem acima da taxa de 0,8% calculada em abril.
No entanto, para 2023, o texto mostra que a expansão da atividade será de 1,1%, 0,3 ponto percentual menos do que o previsto em abril.
Apesar de se tratar da maior revisão para cima anunciada pelo FMI, o país vai crescer menos que a média mundial e seus pares emergentes.
Crescimento
O mercado também vem elevando sua projeção para o crescimento brasileiro neste ano, após um primeiro semestre melhor do que o esperado, e piorando a do ano que vem, diante da expectativa de que o aperto monetário impacte a atividade de forma mais expressiva e em meio a preocupações com a saúde fiscal do país.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado