Gabinete de Israel votará cessar-fogo no Líbano na terça (26), diz porta-voz

25 de Novembro 2024 - 16h18

O gabinete de Israel votará sobre um acordo de cessar-fogo no Líbano nesta terça-feira (26), disse o porta-voz de Benjamin Netanyahu à CNN. Isso acontece depois que uma fonte afirmou à CNN que o primeiro-ministro israelense aprovou o plano “em princípio”.

A noticia é de JEREMY DIAMOND. Netanyahu sinalizou sua potencial aprovação para o cessar-fogo com o Hezbollah durante uma consulta de segurança com autoridades israelenses na noite de domingo (24), ainda segundo a fonte.

Nesta segunda-feira (25), o porta-voz do premiê afirmou à CNN que o gabinete votará o acordo proposto nesta terça e pontuou que ele deve ser aprovado.

Israel ainda tem ressalvas sobre alguns detalhes do acordo, que deveriam ser transmitidos ao governo libanês nesta segunda. Várias fontes enfatizaram que o acordo não será final até que todas as questões sejam resolvidas.

Ainda assim, fontes — incluindo o embaixador de Israel na ONU — observaram que as negociações parecem estar caminhando positivamente em direção a um acordo, mas reconheceram que, como Israel e o Hezbollah continuam trocando tiros, um “passo em falso” pode atrapalhar o resultado.

O ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben Gvir, chamou o acordo de um “grande erro” e disse que seria “uma oportunidade histórica perdida para erradicar o Hezbollah”.

Ben Gvir também tentou impedir potenciais acordos de cessar-fogo entre Israel e o Hamas em Gaza.

Benny Gantz, que renunciou ao gabinete de guerra de Israel em junho devido à forma como Netanyahu lidou com a guerra em Gaza, pediu ao primeiro-ministro que torne públicos os detalhes do acordo de cessar-fogo.

“É direito dos moradores do norte, dos combatentes e dos cidadãos de Israel saber”, ponderou.

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias