A Globo decidiu cancelar o The Voice Brasil. Após 11 temporadas, a emissora vai produzir a última leva de episódios, a 12ª desde que chegou no Brasil, ainda neste segundo semestre, com apresentação de Fátima Bernardes, mas a atração não deve voltar à grade em 2024. A queda de audiência e de repercussão nos últimos anos foram fatores preponderantes para que a atração musical saísse do ar.
A informação foi dada inicialmente pelo perfil no Twitter Eplay e confirmada pelo F5, que teve acesso ao pacote comercial enviado para o mercado publicitário e informa sobre a derradeira temporada da atração. "Em 2023, o programa retorna para a sua 12ª e última temporada. Com origem na Holanda, em 2010, a franquia se espalhou pelo mundo e conquistou o coração de todos. Depois de 11 temporadas, a versão brasileira retorna para sua temporada final", diz o documento.
Procurada, a Globo confirmou a informação. "Em 2023, o ‘The Voice Brasil’ chega à 12ª e última temporada. A partir de novembro, com exibição às terças e quintas e apresentação de Fátima Bernardes, estreia a nova edição que promete muitas emoções, com novidades, surpresas, convidados especiais e homenagens aos momentos mais marcantes da história da família ‘Voice’", diz a nota da Comunicação da emissora.
Em 2020, a atração chegou a perder na média da temporada para o reality A Fazenda 12, então comandado por Marcos Mion na Record. Em 2022, a estreia de Fátima Bernardes conseguiu apenas 15 pontos de audiência na Grande São Paulo, a pior desde 2013. Cada ponto representa 207 mil indivíduos na capital paulista.
Desde que estreou na TV brasileira em 2012, o programa teve 22 edições. É uma média de duas por ano. Além das 11 temporadas tradicionais, foram oito do The Voice Kids e mais duas do The Voice+, com cantores idosos. Em 2023, além da versão tradicional, o The Voice Kids foi exibido no primeiro semestre. Já o The Voice+ foi cancelado.
Outro fator que pesou foi a pouca procura comercial da edição tradicional de 2022 e da versão infantil deste ano. Mesmo com Fátima, o The Voice 2022 teve apenas dois patrocinadores, número considerado baixo para os padrões da Globo. O The Voice Kids teve apenas um, bem abaixo do que conseguiu em anos anteriores.
Ainda não há informação sobre o que a Globo colocará no lugar do programa para completar sua grade.
Com informações do F5 - Folha de São Paulo
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado