Homem morre aos 78 anos sem perceber que tinha 3 pênis; caso intriga médicos

17 de Outubro 2024 - 18h17

Um homem britânico viveu até os 78 anos sem perceber que tinha dois pênis extras — deixando para os estudantes de medicina encontrá-los depois que ele morreu. A informação é do Extra.

Foto: Freepik

Acredita-se que o aposentado passou a vida inteira sem saber da sua variação anatômica. A condição ultrarrara foi finalmente notada por estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Birmingham quando dissecaram o corpo.

Eles o diagnosticaram com trifalia, uma condição genética rara que só foi registrada uma vez antes, em 2020, de acordo com a revista "Journal of Medical Case Reports". Já a difalia — ou pênis duplicado — afeta uma em cada cinco a seis milhões de pessoas.

O homem foi descrito como branco, com cerca de 1,80 m de altura, que parecia ter genitália normal no exame externo. Quando isso foi dissecado, revelou "dois pequenos pênis supranumerários escondidos dentro do saco escrotal".

No útero, a fase inicial do desenvolvimento genital ocorre de quatro a sete semanas de gestação.

"O pênis se desenvolve a partir do tubérculo genital e é controlado pela di-hidrotestosterona. Anormalidades genéticas que afetam a expressão de receptores de andrógenos podem causar anormalidades genitais morfológicas. Neste caso, pode ter havido triplicação do tubérculo genital. A uretra se desenvolveu originalmente no pênis secundário, no entanto, quando este pênis não se desenvolveu, a uretra desviou seu curso e se desenvolveu no pênis primário", disseram os autores do relato médico.

Em quase todos os casos de duplicação peniana externa, que era tipicamente associada a outras anormalidades congênitas, os cirurgiões decidiram remover o pênis adicional. A duplicação peniana interna, no entanto, era tipicamente identificada mais tarde na vida com "disfunção sexual, sintomas urinários obstrutivos e incontinência urinária na idade adulta".

Os autores acrescentaram que, dada a natureza acidental da descoberta, eles sugeriram que a duplicação peniana interna pode ser mais comum do que se pensava anteriormente.

O outro caso de trifalia conhecido ocorreu em Duhok (Iraque). Um menino nasceu com dois pênis a mais, um media 2cm e estava localizado na raiz do pênis principal, enquanto o outro tinha 1cm de comprimento e estava posicionado abaixo do escroto. Apenas um pênis era funcional, então os outros dois — presos ao corpo de seu pênis real e na parte inferior de seu escroto — foram removidos cirurgicamente.

Os pais do menino, que tinha 3 meses à época, o levaram a um hospital por causa de inchaço no escroto, contou o "Daily Mail". Os médicos notaram logo que o menino tinha dois pênis extras e descobriram que nenhum dos pênis extras tinha uretra, o tubo por onde passasse a urina, e decidiram que a cirurgia era a melhor opção.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias