Hospital do RN recebe projeto-piloto para realizar cirurgias bariátricas pelo SUS
Um hospital aqui no Rio Grande do Norte na região Seridó, está realizando cirurgias bariátricas, indicada em tratamento de determinados casos de obesidade. O Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, em Currais Novos, está com um projeto-piloto da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), com duração de cinco meses, que visa habilitar um novo hospital para esse tipo de procedimento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a Sesap, a unidade pública de Currais Novos foi escolhida por oferecer as condições ideais de segurança e qualidade para o procedimento. As operações serão realizadas em parceria com o programa de residência médica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Até o momento, somente o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) está cadastrado no SUS para essa cirurgia.
A fila para esse tipo de cirurgia na região serido é em torno de 150 pacientes, e o hosital tem a capacidade de realizar duas cirurgias por semana. A ampliação da oferta de cirurgia bariátrica na rede pública do Rio Grande do Norte foi comemorada pelo cirurgião Igor Marreiros. “O procedimento aconteceu com sucesso e sem nenhuma intercorrência, com disponibilidade de todos os equipamentos e materiais necessários à realização adequada”, relatou o médico.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado