Jornalistas da 96 recebem homenagem em sessão solene na Câmara Municipal de Natal
Idealizado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e independência do Brasil, o Dia do Jornalista é comemorado no dia 07 de abril. Para celebrar a data, a Câmara Municipal de Natal, por iniciativa do vereador Anderson Lopes (Solidariedade), realizou uma sessão solene nesta quinta-feira (07) para entrega da Comenda Senador Carlos Alberto de Sousa em homenagem aos profissionais da notícia. A solenidade destacou personalidades da imprensa, de diversos veículos de comunicação, com a entrega da honraria pelos relevantes serviços prestados à sociedade.
E dentre os homenageados, seis comunicadores da 96: o diretor-geral da 96, Enio Sinedino (indicado pela vereadora Margareth Regia); o comentarista do Jornal das 6, Gustavo Negreiros (Nina Souza); o diretor de jornalismo da 96, Ciro Marques (Felipe Alves); o apresentador Bruno Giovanni (Klaus Araújo), do Meio Dia RN, e comentarista Luís Henrique (Tercio Tinoco), também do Meio Dia RN; e produtora do Jornal 96, Ohara Oliveira (Anderson Lopes).
Em seu discurso, o vereador Anderson Lopes destacou que a solenidade entrará para os anais da Câmara Municipal como a primeira na qual a Comenda Senador Carlos Alberto de Sousa foi entregue. "Esta honraria surgiu por meio de um Projeto de Decreto Legislativo do ex-vereador Dinarte Torres, justamente durante a pandemia. E como, durante este período os eventos estavam suspensos, a sessão solene não aconteceu. Após a liberação, o nosso mandato decidiu – com muita honra – assumir esta homenagem pelo respeito e admiração que temos pelo Jornalismo", pontuou.
"Profissional que não “desliga”, pois escolheu – por amor e vocação – exercer uma função na qual é impossível viver alheio aos fatos. Profissional que não só transforma acontecimentos em notícias, mas que escreve hoje a história. Isso é um pouco do que é ser jornalista. Acredito que discutir a importância do jornalista em uma sessão que homenageia jornalistas é desnecessário. O que nós precisamos – e aqui falo enquanto vereador e enquanto cidadão – é de valorização da profissão e da relevância dela para nossa sociedade", afirmou o parlamentar.
O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte (Sindjorn), Alexandre Othon, disse que a lembrança do nome do senador Carlos Alberto de Souza na comenda é justa e oportuna. "Ele foi um grande comunicador que contribuiu para o acesso da população à comunicação. E hoje, no Dia do Jornalista, nada mais simbólico do que recebermos uma distinção que nos incentiva a continuar na busca da informação, que deve ser verdadeira e bem trabalhada", avaliou.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado