Justiça manda X retirar post de Bolsonaro com foto de Boulos e Lula

15 de Maio 2024 - 14h40

foto colorida, com tarja de falso, com imagem falsa de suposta matéria do Metrópoles com Boulos e Lula - Metrópoles

A Justiça de São Paulo determinou que a plataforma X (antigo Twitter) retire do ar uma postagem de Jair Bolsonaro (PL) em que o ex-presidente fez uma montagem, inserindo uma foto de Guilherme Boulos (PSol) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em uma reportagem do Metrópoles sobre o sigilo de dados de fugas de presídios.

A determinação atendeu a pedido de Boulos, pré-candidato à Prefeitura da capital. Bolsonaro apoia a candidatura do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que deve disputar reeleição. A reportagem traz, em sua foto original, a imagem de um presídio.

A publicação foi feita no perfil de Bolsonaro no dia 5 de maio. No texto, a mensagem cita “o maior mentiroso da história do Brasil em sua rotina diária”. Até a manhã desta quarta-feira (15/5), ela já havia sido visualizada por 1 milhão de pessoas.

Em sua decisão, a a juíza Giselle Valle Monteiro da Rocha, 31ª Vara Cível da capital, afirma que “configura ato ilícito a veiculação de publicação que distorceu/adulterou a reportagem, realizando uma montagem na qual retirou a foto original da reportagem e inseriu uma foto totalmente diversa do conteúdo jornalístico em questão, buscando relacionar o autor com o sigilo dos dados sobre fugas em presídios, em ato compatível com as fake news. Desta feita, se vislumbra aparente uso abusivo da liberdade de comunicação e expressão, princípio da disciplina de uso da internet no Brasil”.

Com informações do Metrópoles.

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias