Levantamento coloca RN entre estados que enfrentam cenário de epidemia ou surto de gripe
Cidades brasileiras de diferentes regiões apresentaram uma alta incidência de casos de gripe nas últimas semanas.
De acordo com um levantamento realizado pela CNN, quatro estados enfrentam um cenário de epidemia ou surto da doença: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rondônia e Rio Grande do Norte. Outros dois, Rio Grande do Sul e Amazonas, estão em alerta.
O vírus Influenza, causador da doença, tem uma característica sazonal: ele circula durante o ano todo, nas diversas regiões do mundo, com predomínio nos meses do outono e inverno. Em entrevista à CNN neste sábado (18), o pesquisador Fernando Motta, virologista do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) afirmou que a baixa cobertura vacinal contra a gripe contribui para o aumento de casos da doença no país.
“Nesse ano, infelizmente por causa de vários fatores, tivemos uma pequena adesão à campanha de vacinação da gripe. Tivemos um quantitativo de pessoas que tomou menos esse reforço. O vírus parou de circular no Brasil e no mundo inteiro durante praticamente um ano. Isso faz com que a gente acabe ficando um pouco mais suscetível”, afirmou Motta.
O Ministério da Saúde afirmou em nota que em 2021 foram aplicadas cerca de 67,9 milhões de doses da vacina contra a gripe em todo o país. Esse quantitativo representa uma cobertura vacinal de 71,2%, considerando o público-alvo da campanha.
Além da baixa cobertura vacinal, o aumento dos casos durante o mês de dezembro pode estar associado à flexibilização das medidas de restrição adotadas como prevenção à Covid-19 e ao relaxamento da etiqueta respiratória, que inclui o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social.
“A ferramenta mais importante é concentrar que essa transmissão siga adiante e, logicamente, cuidar daquelas pessoas que têm comorbidades e aquelas pessoas que são mais suscetíveis à doença grave”, disse Motta.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado