Lula após fala de Zelensky: “Poderia ter conversado antes da guerra”

16 de Setembro 2024 - 15h48

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou nesta segunda-feira (16/9) que o Brasil não vai se envolver no conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

A notícia é do Metrópoles. Na última semana, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou, em entrevista ao Metrópoles, que conversaria novamente com o presidente brasileiro, pois Lula “não é seu inimigo”. O líder ucraniano também criticou a posição brasileira sobre o conflito e chamou o acordo proposto entre Brasil e China para solucionar a questão de “destrutivo“.

O petista fez um discurso durante a cerimônia de formatura de diplomatas do Instituto Rio Branco e, sem fazer menção à fala de Zelensky, disse que “aqueles que querem conversar conosco agora poderiam ter conversado antes de começar a guerra”.

“Nunca o mundo viu o Brasil com tanta importância. Não é só por causa do agronegócio, não é só por causa do minério de ferro, não é só por causa da soja ou por causa da carne. É porque o Brasil, em se tratando de energia, é um país imbatível”, ressaltou o presidente em cerimônia no Palácio Itamaraty.

Em seguida, ele citou a guerra no leste europeu. “Por isso é importante o Brasil não participar da guerra da Ucrânia e da Rússia, por isso é importante o Brasil dizer que nós queremos paz, não queremos guerra. Aqueles que querem conversar conosco agora poderiam ter conversado conosco antes de começar a guerra”, pontuou Lula.

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias