De acordo com os dados divulgados pelo Anuário da Segurança, houve um crescimento no número de pessoas desaparecidas no Rio Grande do Norte. Foram 594 desaparecimentos em 2022, contra 514 casos em 2021, uma elevação de 15,2% nesse tipo de ocorrência. Números da COINE (Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais), vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesed), apontam ainda que 51 pessoas que constavam como desaparecidas no sistema da polícia foram localizadas até o dia 30 de junho de 2022. Já em 2023, o número foi de 152 encontros no estado.
Até o dia 30 de junho, estão abertos, pelos menos 303 inquéritos de pessoas desaparecidas que estão sendo investigados pela Polícia Civil — um caso a cada 38 horas. O número é 7,8% maior que o mesmo período do ano passado, quando 281 pessoas desapareceram. Os dados são da COINE.
Com o objetivo de auxiliar nas buscas e localização de pessoas desaparecidas, desde 2020, a Polícia Civil conta com um Núcleo de Investigação Sobre Pessoas Desaparecidas (NIPD). Em Natal, o departamento especializado da 9ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) atua sob os casos que são registrados na capital do estado.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado